Nessa sexta-feira, 30, profissionais de saúde e representantes de órgãos que prestam serviços às vítimas de violência participaram do II Seminário de Violência Doméstica e Sexual, promovido pela Prefeitura de Vitória da Conquista em parceria com a Rede Municipal de Proteção da Mulher. O evento, que aconteceu na Escola de Formação em Saúde da Família, contou com a presença do secretário municipal de Desenvolvimento Social, Miguel Felício, da Delegada Especial de Atendimento à Mulher, Rosilene Moreira Correia e da Defensora Pública, Paula Pereira Almeida.

“Estamos todos engajados nesse trabalho muito importante, que é a garantia dos direitos da mulher e o combate à violência. A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social conta com o Centro de Referência da Mulher Albertina Vasconcelos, que registra e acompanha os casos de violência contra a população feminina. Mas esse não é o único serviço que atua em benefício desse público, por isso precisamos sair daqui com uma rede bem articulada”, ressaltou o secretário municipal de Desenvolvimento Social, que representou o prefeito Guilherme Menezes durante a solenidade de abertura do seminário.

A representante da secretaria municipal de Saúde, Talita Isaura de Araújo, falou sobre os avanços da Rede em Vitória da Conquista: “A Rede de Proteção da Mulher de Vitória da Conquista é referência na Bahia, sendo escolhida como uma das melhores e mais bem estruturadas. Então, eu fico muito feliz por constatar que aqui no nosso município existem pessoas engajadas que compõem a nossa rede. Sabemos que não é fácil lidar com questões tão delicadas como essas, mas reconhecemos a importância dessa troca de conhecimentos que está sendo realizada aqui para qualificar e unir ainda mais os serviços da rede”.

Na ocasião, a delegada especial de atendimento à mulher, Rosilene Moreira, apresentou os índices de violação dos direitos da população feminina do município. “Em Vitória da Conquista, cerca de 120 ocorrências de violência contra a mulher são registradas mensalmente. Os dados são preocupantes, pois o cenário está ficando cada dia pior, independente da classe econômica”, destacou.

A representante do Conselho Municipal da Mulher, Jacyara Mendes, falou sobre os desafios de articular uma Rede de Proteção: “Articular e fazer avançar a rede de Proteção à Mulher em situação de violência é um grande desafio. Fortalecê-la torna-se urgente no cumprimento do dever legal e cidadão, a fim de reduzir o número de casos de violência no Município de Vitória da Conquista”.