Chovia quando a prefeita Sheila Lemos e comitiva chegaram para entregar a feira coberta do Vila América, no início da tarde desta terça-feira, 9 de novembro, dia em que Vitória da Conquista comemora 181 anos de emancipação. No local, uma pequena multidão, formada por moradores do loteamento e do entorno, aplaudia, depois de esperar cerca de uma hora.

A diferença naquele momento para outras vezes em que aquelas pessoas estavam naquele mesmo lugar, uns como pequenos comerciantes e outros como consumidores da feira da localidade: ninguém se molhava, apesar da chuva insistente que já molha a cidade há duas semanas.

E foi isso o que a prefeita Sheila Lemos comentou em sua fala às centenas de pessoas que foram prestigiar a entrega da feira coberta. Ela lembrou da origem de feirantes da sua família e enfatizou a importância do espaço pavimentado, organizado e coberto, onde os pequenos conseguem seu sustento.

“Estou muito feliz aqui, eu sou filha de ex-feirantes, eu sei a dificuldade que é trabalhar na feira livre debaixo de chuva e de sol. Fiz um compromisso com a associação de feirantes do Vila América de concluir esta obra iniciada ainda na gestão de Herzem. Graças a Deus, a parceria com a Construtora VCA e ao IPTU pago por vocês estamos entregando esta feira”, afirmou Sheila, lembrando que a obra foi realizada com recursos próprios da Prefeitura, sem deputado, nem governador, presidente da República ou qualquer outro político. “Isso aqui foi resultado do dinheiro de vocês!”.

Creuza e Eronilda estão felizes com novo espaço para seu trabalho

Feirante há muito tempo, Laurinda Souza Gonçalves, conhecida por Creuza, falou do benefício de ter o espaço coberto. “É com muito amor, muita alegria, muita honra, que nós trabalhamos aqui ganhando o nosso pão de cada dia, mesmo com toda dificuldade que tínhamos. Agora com essa cobertura, vai ajudar não só a mim, mas as outras famílias que precisam trabalhar” disse a comerciante.

Além dos feirantes que já trabalhavam no local, o equipamento abrigará novos trabalhadores, como é o caso de Eronilda Pereira Neves, que já se cadastrou e está ansiosa para começar. “Essa era uma luta de nossa comunidade e da associação de feirantes que a prefeitura atendeu. Isso aqui é uma melhora para gente que vai trabalhar e para os moradores”, comentou Eronilda.

A obra – Construida pela VCA, com recursos do Tesouro Municipal, a feira coberta do Vila América, foi inaugurada com a presença do ex-prefeito de Salvador, ACM Neto, vereadores, deputados e membros do Governo Municipal. O equipamento conta com cobertura, sistema de drenagem para água da chuva, depósito e sanitários públicos. Também foram qualificados os canteiros centrais da Avenida Fernando Sabino, com o custo total para as duas obras de cerca de R$ 1 milhão.