Notícias
Postado em 28 de maio de 2026 as 14:03:20
Na manhã desta quinta-feira (28), a Coordenação de Vigilância Sanitária e Ambiental (Visa) interditou uma fábrica de temperos clandestina no povoado Pé de Galinha, por falta de alvará sanitário e outras irregularidades. A ação ocorreu após uma denúncia do Ministério Público do Estado da Bahia (MPBA).
Chegando ao local, os agentes da Visa verificaram que a fábrica não possui alvará sanitário, além de condições inadequadas para a atividade, como falta de locais destinados exclusivamente à produção e armazenamento, além da presença de ferramentas e material inservível no mesmo ambiente em que os alimentos são manipulados. Outros pontos observados pelos agentes foram a reutilização de sacaria e a presença de fezes de animais de estimação na área de transbordo — bem como a falta de um projeto arquitetônico.
Agentes da Vigilância Sanitária lavraram um auto de interdição na fábrica, que seguirá fechada até que os representantes se apresentem ao órgão e regularizem a situação. Dentro do espaço, a Visa estima que havia cerca de 9 toneladas de produtos, tanto matéria-prima quanto destinados à distribuição. O material foi apreendido de forma cautelar, sendo mantido no local, que se encontra interditado.
Coordenador da Vigilância Sanitária, Maico Mares detalha o processo que levou à interdição e os desdobramentos. “Desde setembro do ano passado a gente tem recebido denúncias, na Ouvidoria e agora provocada pelo próprio Ministério Público. É uma indústria de temperos, mais uma em Vitória da Conquista, e nós viemos averiguar a situação. A empresa não tem alvará de funcionamento e nem alvará sanitário. Houve apreensão de produtos, tanto matéria prima como produtos a serem distribuídos, estão interditados cautelarmente e o processo segue com a interdição total do estabelecimento. Agora fica a cargo dos responsáveis procurar a Vigência Sanitária para uma possível regularização”, explicou.
Maico dá mais detalhes sobre as condições do local — que possui Nível III (Alto Risco) de contaminação. “Encontramos uma situação complicada, mais uma de uma indústria de temperos, que precisa ter responsável técnico. Encontramos inúmeros produtos inservíveis lá dentro, já considerados como lixo. O armazenamento dos produtos não é feito de forma adequada, não há condições nenhuma de estar produzindo qualquer produto alimentício”, conclui.
Os cidadãos interessados em registrar alguma denúncia podem fazê-lo por meio da Ouvidoria-Geral do Município: site www.pmvc.ba.gov.br/ouvidoria, por meio do e-mail ouvidoriageral@pmvc.ba.gov.br ou pelos telefones (77) 3229-3480 / 98834-6464. Quem preferir o atendimento presencial pode se dirigir à sede da Ouvidoria, localizada na Rua João Pessoa, nº 480, das 8h às 17h.




































