Entre os dias 10 e 19 de maio, a Vigilância Sanitária estará cadastrando os veículos da Operação Carro-Pipa, desenvolvida pelo Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) em parceria com o Exército Brasileiro e a Prefeitura Municipal, para futura inspeção sanitária.

Os proprietários dos caminhões deverão procurar o setor da Vigilância Sanitária, na Secretaria Municipal de Saúde, em horário comercial para fazer a solicitação. As vistorias serão realizadas entre os dias 27 de maio e 02 de junho, no turno matutino, no Deserg. Durante a fiscalização, serão analisadas as condições do tanque, como pintura, presença de ferrugem, situação das torneiras e das mangueiras. Serão verificados, também, os documentos referentes à tinta apropriada para o transporte de água potável e o registro de limpeza do tanque.

No momento da vistoria, é necessário apresentar originais e cópias dos seguintes documentos: Alvará de Licença para Localização e Funcionamento, emitido pela Secretaria Municipal de Finanças, em nome do proprietário do veículo; Carteira Nacional de Habilitação do condutor; Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV); comprovante de residência em Vitória da Conquista, em nome do proprietário do veículo; e preenchimento de requerimento da Vigilância Sanitária.

Os veículos aprovados após vistoria vão receber um documento de autorização sanitária com validade de seis meses, válido exclusivamente para a atuação na Operação Carro-Pipa. A próxima inspeção dos tanques dos carros-pipa será realizada daqui seis meses, não sendo disponibilizadas novas datas para inspeção.