Equipes de escolas municipais são capacitadas sobre o NutriSUS

Para reforçar as políticas de saúde e educação na primeira infância, os Ministérios da Saúde, Educação e Desenvolvimento Social e Combate à Fome lançaram, em 2015, a Estratégia de fortificação infantil com micronutrientes em pó – NutriSUS. O método consiste na adição direta dos nutrientes na alimentação oferecida às crianças de 0 a 6 anos de idade nas escolas da rede pública.

Pelo terceiro ano consecutivo, a cidade de Vitória da Conquista recebe o NutriSUS e, desta vez, com a missão de aumentar a aceitabilidade das crianças ao suplemento. Para isso a Vigilância Nutricional realizou uma capacitação com as manipuladoras de alimentos, diretoras e auxiliares de sala de aula que são responsáveis pela distribuição das refeições.

De acordo com a coordenadora da Vigilância Nutricional, Jaqueline Kluge, a suplementação começa a partir de 1º de julho, após o recesso escolar. “É um sachê que é colocado na alimentação, de preferência no almoço das creches que foram selecionadas através do Programa Saúde da Escola.”

No Vila América, a adição do suplemento aconteceu através de métodos lúdicos e pedagógicos de trabalho, explicando para as crianças, por meio de histórias, cantigas e brincadeiras, a importância da alimentação saudável. A diretora da unidade, Edna Ferreira Souto, conta que os alunos diminuíram a incidência de gripe e faltas, o que levou a uma queda no índice de evasão escolar. “Muitas crianças adoeciam e se afastavam da escola e com o NutriSUS elas melhoraram e permaneceram e a alimentação foi fundamental”, comemorou.