Secretaria
Postado em 1 de dezembro de 2021 as 15:27:34
Quando o vereador Andreson Ribeiro (PCdoB) discursou na Câmara de Vereadores na manhã desta quarta-feira (1º) afirmando que o Portal da Transparência mantido pela Prefeitura de Vitória da Conquista não era atualizado desde agosto, deu uma demonstração de desconhecimento sobre a ferramenta utilizada pela administração municipal para informar receitas e despesas e como é feita a aplicação dos recursos públicos.
No momento em que o parlamentar falava era possível constatar que a atualização mais recente dos módulos do portal se deu ontem (30). Qualquer pessoa pode acessar o site e acompanhar os lançamentos, ver quais as receitas, quando chegaram e de onde vieram, cada despesa e a quem foi pago. Basta ir ao endereço http://vitoriadaconquista-ba.portaltp.com.br/ ou clicar no banner “Portal da Transparência”, no site da Prefeitura.
O secretário da Transparência e do Controle, Mateus Novais, lembra que a Controladoria Geral da União (CGU) e o Ministério Público Federal (MPF) deram nota 9,87 para a transparência da gestão. “E somos a gestão mais transparente da Bahia”, destaca o secretário, para quem, o vereador Andreson Ribeiro, no mínimo, se equivocou na crítica que fez. “Bastaria acessar o portal e ele elucidaria qualquer dúvida, incluindo o aditivo de contrato citado”, explicou Mateus.

Secretário de Transparência e Controle, Mateus Novais
Ele destaca que entre os meses de setembro e outubro, o Portal da Transparência passou por mudanças que ampliaram a transparência nas ações da administração municipal. “Agora, o portal conta com novos módulos, entre eles o menu específico para a divulgação das parcerias firmadas com entidades sem fins lucrativos e um espaço dedicado a informações relacionadas aos conselhos municipais. O novo portal também tornou a navegação mais fácil e rápida”, esclarece o secretário da Transparência e do Controle.
As ações de ampliação das informações atendem as prerrogativas do programa Time Brasil, da CGU, para o qual Vitória da Conquista foi selecionado e a prefeita Sheila Lemos assinou a adesão no último dia 15 de julho.