Hoje (17), Dia Nacional da Vacinação, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) realizou uma ação de vacinação com a Van da Vacina na Praça Nossa Senhora dos Verdes, no bairro Brasil, e imunizou 495 pessoas contra a Covid-19, em seis horas.

Foram disponibilizadas 1ª, 2ª, 3ª e 4ª doses para os adultos com mais de 18 anos. Quem não perdeu a oportunidade para se vacinar foi Idalício Prado, de 24 anos, que atualizou o seu cartão de vacina com a 4ª dose de reforço. “A gente se protege e acaba influenciando outras pessoas também por já termos tomado quatro doses, incentiva quem tem menos doses nesse aspecto de poder se prevenir em relação a essa doença que matou muita gente na pandemia. A vacina desde sempre é benéfica para o ser humano e é graças a ela que podemos estar sem máscaras hoje”, afirmou.

Pâmela Rodrigues, 28 anos, também tomou a 4ª dose e sabe da importância da vacinação para a preservação da saúde. “Eu acredito que a vacinação é essencial diante de todo o cenário que a gente presenciou nos últimos anos e vemos o impacto e a diferença que ela tem causado. É de extrema importância que todo mundo se conscientize e se vacine, porque a redução dos casos graves e de mortes foi muito significativa”, relembrou ela.

A coordenadora de Imunização do município, Patrícia Fernandes, disse que a vacinação avançou bastante no município, principalmente entre o público adulto com a terceira dose, que chega a uma cobertura superior a 70% da população. “A gente precisa avançar ainda mais na vacinação com a quarta dose. Hoje já estamos vacinando a população maior de 18 anos e nosso desafio também é aumentar a cobertura da vacinação das crianças. Por isso, vamos dar continuidade a essas ações, facilitando o acesso da população”, assegurou Patrícia.

Patrícia Fernandes, coordenadora de Imunização

Além da vacinação contra a Covid-19, a coordenadora reforçou também a importância de manter em dia as vacinas de rotina do calendário nacional de imunização, verificando sempre a situação vacinal e, em caso de dúvida, procurar a unidade de saúde. “Muitas vezes, algumas vacinas com o passar do tempo vão diminuindo a proteção, então são necessárias doses de reforço para poder sustentar essa proteção. É importante estar sempre de olho no cartão”, complementou.

Além da vacinação diária contra a Covid-19, nas unidades de saúde, ações extras já estão sendo planejadas para esta semana e as informações serão divulgadas antecipadamente nos canais oficiais da Prefeitura.