A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) iniciará, nesta quinta-feira (5), a vacinação contra a Covid-19 com a vacina monovalente XBB, imunizante que protege contra a cepa XBB.1.5, subtipo da variante ômicron. A vacina estará disponível em todas as salas de vacina das unidades de saúde do município, apenas para os públicos-alvo da estratégia de vacinação.

Um primeiro lote, com 1.920 doses, foi recebido pelo Núcleo Regional de Saúde do Sudoeste, na tarde desta terça (4). “Esse quantitativo será distribuído nesta quarta-feira para as 45 unidades de saúde, que receberão pouco menos de 50 doses cada. É uma quantidade pequena para atender toda a demanda, mas iremos começar a vacinação na quinta, enquanto durarem os estoques nas unidades”, explicou a coordenadora de Imunização do município, Mariana Matos.

Conforme a orientação do Ministério da Saúde, a vacina estará disponível para as crianças de 6 meses a 4 anos (4 anos, 11 meses e 29 dias) e para os seguintes grupos prioritários acima de 5 anos de idade:

  • pessoas com 60 anos ou mais;
  • gestantes e puérperas;
  • pessoas imunocomprometidas;
  • idosos e trabalhadores de instituições de longa permanência;
  • povos indígenas, ribeirinhos e quilombolas;
  • trabalhadores de saúde;
  • pessoas com deficiências permanentes;
  • população privada de liberdade e funcionários do sistema de privação de liberdade;
  • adolescentes e jovens cumprindo medidas socioeducativas;
  • pessoas em situação de rua;
  • pessoas com comorbidades –  incluindo diabetes, hipertensão arterial resistente, pneumopatias crônicas graves, insuficiência cardíaca, síndromes coronarianas crônicas, doença renal crônica, obesidade mórbida, síndrome de Down e outras trissomias, entre outras.

Esquema vacinal

O esquema vacinal recomendado pelo MS, desde 1º de janeiro de 2024, prevê a aplicação de duas doses anualmente, com intervalo de seis meses, em pessoas com 60 anos ou mais, gestantes, puérperas e imunocomprometidas. Já os demais grupos prioritários deverão receber uma dose do imunizante por ano.

Para as crianças de 6 meses a menores de 5 anos, a vacina foi incluída no Calendário de Vacinação, com aplicação de duas doses com intervalo de quatro semanas entre elas.

É importante salientar que para se imunizar com a vacina atualizada XBB, é preciso ter se vacinado contra a Covid-19 (qualquer dose) há pelo menos 90 dias.

O que levar para vacinação? – É preciso ter em mãos um documento com CPF ou cartão SUS, e a caderneta de vacina. As pessoas dos demais grupos prioritários deverão apresentar documento que comprove sua condição de saúde ou vínculo trabalhista.

A vacina contra Covid-19 está atualizada e é a principal medida de prevenção contra as formas mais graves da doença, hospitalizações e óbitos.