Notícias
Postado em 19 de julho de 2022 as 17:38:00
Iniciada no dia 27 de junho, a campanha de vacinação contra a raiva em cães e gatos está sendo estendida pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) até o final desta semana. Até a sexta-feira (22), as equipes volantes do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) continuarão a percorrer áreas da zona rural de Vitória da Conquista, indo de porta em porta para vacinar os animais contra essa doença, cuja letalidade é de quase 100%.
Trata-se de uma extensão da primeira etapa da campanha, que contempla localidades situadas nas regiões dos distritos de São Sebastião e José Gonçalves, além do entorno do povoado da Roseira e da Lagoa das Flores. Para conferir a programação completa, com as datas, localidades e horários, clique aqui.
Nas últimas duas semanas, mais de 110 localidades foram visitadas pelas equipes do CCZ. A SMS está à espera de que o Ministério da Saúde envie mais doses da vacina antirrábica para Vitória da Conquista. Quando isso ocorrer, segundo o coordenador do CCZ, Luís Cláudio Moura, será iniciada a segunda etapa da campanha – o que beneficiará mais localidades rurais e também permitirá que a SMS organize uma nova programação, desta vez para começar a campanha para os animais da zona urbana.
“O que estamos fazendo é uma continuidade da primeira etapa da campanha. Quando chegarem mais doses, marcaremos a segunda etapa”, explica Luís Cláudio.
As informações continuarão a ser divulgadas de forma antecipada nos canais oficiais da Prefeitura.
A vacina antirrábica é ofertada anualmente pelo Sistema Único de Saúde (SUS), em dose única. É a principal forma de prevenção contra a raiva, protegendo os animais e eliminando o risco de seres humanos serem infectados pela doença.