Notícias
Postado em 26 de março de 2024 as 12:04:36

Vacina na Escola no CMEI Vila América
O projeto Vacina na Escola chegou ao Centro Municipal de Educação (CMEI) Vila América, na manhã desta terça-feira (27). Na oportunidade, foram vacinadas cerca de 80 crianças com idades variando entre 2 e 4 anos. A iniciativa é uma parceria das secretarias municipais de Saúde (SMS) e de Educação (Smed), e tem o objetivo de garantir a cobertura vacinal na cidade, com a atualização da caderneta vacinal dos alunos, professores e funcionários da unidade escolar contra as principais doenças imunopreveníveis.
De acordo com Mariana Fernandes, coordenadora municipal de Imunização, a iniciativa visa aumentar o acesso à vacinação pelas crianças matriculadas nas escolas do Município, contribuindo também com os responsáveis e cuidadores. “Muitas vezes, os pais trabalham durante a semana e não têm tempo hábil para levar os filhos às unidades de saúde e também não contam com rede de apoio. Então, nossa proposta é de fazer a triagem das crianças que estão com as vacinas em atraso, ou já no período apropriado, acolher e levar até elas o serviço, ajudando as famílias”, explica.

Mariana Fernandes, coordenadora municipal de Imunização
Comodidade confirmada pela dona de casa Edilane dos Santos, que é PcD. “A vacina é muito importante para a prevenção das doenças e ficou muito bom para mim, na questão de me deslocar para o posto com meu filho, e eu fiquei mais tranquila por ele estar protegido agora. Achei bastante confortável e me senti menos cansada”, disse a mãe de Derick Manoel.
Sentimento compartilhado com a microempreendedora Greice Kelly de Brito, mãe de Anelis. “Eu fiquei muito feliz quando soube desse projeto. Costumo manter o cartão de vacinação em dia, mas a vacina vir até a escola me ajudou muito porque eu vim no horário de buscá-la habitualmente, não mexendo nos horários do meu dia”.
“Foi muito bom para mim, não doeu e todo mundo tem que vacinar”, falou Anelis, após ser vacinada. Seu coleguinha, Guilherme de Souza, percebeu o mesmo: “Não doeu nada e agora eu não vou adoecer”.
A diretora da instituição, Luciana Xavier, que atua há 25 anos na rede municipal de educação, reafirmou a importância da ação: “Antes de terem suas matrículas confirmadas, as crianças precisam estar com o cartão de vacina em dia. Entretanto, durante o ano, observamos que as vacinas começam a ficar atrasadas. Agora, com o Vacina na Escola, sabemos que todos da nossa escola estão imunizados e nos sentimos mais seguros”.
- Edilane
- Greice Kelly e Anelis
- Guilherme
O projeto
A ação partiu do entendimento de que as unidades escolares são ambientes ideais para realizar uma Busca Ativa de vacinação. Para o coordenador do Núcleo de Saúde da Smed, Filipe Bittencourt, o projeto ampliado é bastante significativo para a cobertura vacinal do município. “Temos a expectativa de alcançar muitas crianças e adolescentes uma vez que temos mais de 180 unidades educacionais nas zonas urbana e rural de Vitória da Conquista, com cerca de 50 mil alunos matriculados”, afirma. Na última ação, realizada na Escola Municipal Mozart Tanajura, a exemplo, foram aplicadas mais de 200 doses de vacinas.