Com o tema “Cultura e democracia no Sertão da Ressaca”, a V Conferência Municipal de Cultura de Vitória da Conquista começa na segunda-feira (11) e vai até terça-feira (12), no Centro de Cultura Camilo de Jesus Lima. Realizado pela Prefeitura de Vitória da Conquista, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer (Sectel), o evento tem como objetivos discutir a cultura do município nas suas dimensões simbólica, cidadã e econômica e diagnosticar a situação do Sistema Municipal de Cultura.

Na conferência vão ser elaboradas as propostas para o Plano Municipal de Cultura e promovido o debate sobre as políticas culturais com ampla participação da sociedade, artistas, produtores, gestores, estudiosos e pesquisadores ligados à cultura. Também serão eleitos os representantes da sociedade civil para o Conselho Municipal de Cultura biênio 2023/2025 e os delegados para as conferências territorial e estadual de Cultura.

Em cada um desses eixos serão colhidas propostas para subsidiar a construção do Plano Municipal de Cultura, que serão compromissos assumidos pelo Governo Municipal em uma perspectiva de dez anos.

Composta por seis eixos temáticos, a conferência é aberta ao público. Podem participar pessoas maiores de 16 anos que fizerem sua inscriçãoaqui. As inscrições vão até a abertura do evento.

Confira as temáticas discutidas nos dois dias de conferência municipal:

Eixo 1.Institucionalização, Marcos Legais e Sistema Nacional de Cultura

Eixo 2. Democratização do acesso à cultura e Participação Social

Eixo 3. Identidade, Patrimônio e Memória

Eixo 4. Diversidade Cultural e Transversalidade de Gênero, Raça e Acessibilidade na Política Cultural

Eixo5. Economia Criativa, Trabalho, Renda e Sustentabilidade

Eixo 6. Direito às Artes e Linguagens Digitais.

A ficha de inscrição da eleição do Conselho Municipal para o biênio 2023/2025 também está disponível aqui.

QR da Programação