Desenvolvimento Rural
Postado em 28 de março de 2023 as 11:39:03
“É um sonho que está sendo realizado. Eu venho aqui há alguns anos e meu sonho era correr aqui e ver essa lagoa toda limpa e agora que eu estou vendo as obras, vendo as máquinas trabalhando, o pessoal trabalhando, pra mim é uma felicidade a mais”, diz a estudante Dalva Pereira, moradora do bairro Miro Cairo, ao caminhar pelo Parque das Bateias, o que faz três vezes na semana como atividade física.

Dalva Pereira
Assim como Dalva, outros moradores outros moradores da cidade que passam pelo parque Lagoa das Bateias, principalmente para a prática esportiva, compartilham a o sentimento de satisfação com o trabalho de revitalização que a Prefeitura faz no espaço, com a participação de dezenas de servidores, quatro máquinas grandes e várias caçambas, que retiram as taboas da água e fazem a limpeza do local. Até um barco está sendo usado na operação.
“É um sonho realizado. Todos os dias eu venho aqui, ver essas máquinas trabalhar, participando diariamente dessa revitalização, dessa reconstrução, porque esse lugar aqui é lindo e maravilhoso. A gente está sonhando com isso e vamos realizar e comemorar”, diz emocionada Rosângela Correia, moradora do bairro Cidade Serrinha.
Patrícia Gomes, moradora do bairro Senhorinha Cairo e frequentadora assídua do espaço também elogia o trabalho que está sendo feito no local e disse a mudança já é perceptível. “Agora está bem melhor, quando finalizar vai ficar mais lindo, porque realmente estava bem ruim”, disse.
- Patrícia Gomes
- Rosângela Correia
O trabalho da Prefeitura
Mais de 1.500 toneladas de resíduos e material orgânico (vegetação aquática) já foram retiradas desde o dia 10 de março, quando foi iniciada a primeira etapa do projeto de revitalização do Parque das Bateias. O avanço no trabalho de desassoreamento possibilita o aumento da visibilidade do espelho d’água e o retorno dos animais silvestres que habitam no local.
“Já retiramos uma grande quantidade de taboas e nós estamos in loco, dando assistência. Todos os sábados estamos fazendo um mutirão para tirar o material que foi retirado durante a semana. E a gente vem fazendo para que a população tenha mais ânimo e gosto com a Lagoa das Bateias”, ressaltou Lucas Batista, coordenador da Central de Equipamentos (Deserg), setor ligado à Secretaria de Infraestrutura Urbana (Seinfra).
Além da Seinfra e do Deserg, o projeto de revitalização envolve o trabalho das secretarias municipais de Meio Ambiente (Semma), Serviços Públicos (Sesep) e Desenvolvimento Rural (SMDR), com o apoio do Grupo de Apoio ao Meio Ambiente (Gama) da Guarda Civil Municipal (GCM).
A revitalização do parque, que tem uma área de 530 mil m², deve se estender pelos próximos meses. Além da limpeza da lagoa, a Prefeitura também fará melhoramentos na ciclovia, no calçadão de caminhadas, nos espaços esportivos e nos quiosques e instalar novos equipamentos de lazer.
Para a requalificação completa, incluindo recuperação da drenagem, que tem um alto custo, que não dá para ser bancado pela Prefeitura sozinha, o Governo Municipal está em articulação com parlamentares da bancada baiana em Brasília em busca de recursos federais.