Cultura, Turismo, Esporte e Lazer
Postado em 11 de julho de 2014 as 17:38:20
O Memorial Régis Pacheco – vinculado à Secretaria Municipal de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer da Prefeitura de Vitória da Conquista – promove toda quarta-feira, a partir das 15h, o Projeto “Cineminha das Três”. A iniciativa surgiu com a proposta inicial de oferecer sessões de filmes educativos para alunos da Orquestra Conquista Sinfônica que fazem parte da Pastoral do Menor. Com essa ação, a principal finalidade é potencializar as ferramentas lúdicas em prol da educação.
Na última quarta-feira, 9, a sessão de cinema foi estendidaaos usuários do Centro de Atenção Psicossocial (Caps II). Eles participaram da exibição do filme “Desafiando Gigantes”, dirigido por Alex Kendrick e que fala sobre fé e superação.
“Com o projeto, nossa ideia inicial foi oferecer atividades lúdicas para os alunos das aulas de música em busca de promover o entretenimento com filmes educativos apropriados para cada faixa etária. Agora, com essa sessão para os usuários do Caps II, pretendemos ampliar o espaço de exibição para outros setores”, informou Mércia Carvalho, responsável pelo Memorial, .
Além dos usuários do Caps II, alguns familiares, que frequentam a Oficina de Teatro e o Grupo de Família, também foram convidados a participar do “Cineminha das Três”. Após a exibição, o projeto promove um momento de discussão sobre o tema central do filme. Para Marcos Silva, usuário do Caps II há cinco meses, a participação na sessão de cinema foi maravilhosa. “Achei bom porque falou que devemos confiar em nós e que devemos ter fé”, avaliou.
Já Joseane de Fátima dos Santos, mãe da usuária do serviço Valdinei dos Santos, participar da sessão e depois falar sobre o filme foi muito interessante. “Falar sobre o tema fé nos deixa bem e com esperança de que as coisas melhorem”, comentou Joseane.
Segundo as coordenadoras da Oficina de Teatro, Jussara Maria Silveira, e do Grupo de Família, Tamila Farias de Andrade, a proposta é promover outras sessões de cinema para os usuários do serviço. “Nosso objetivo é que essa seja uma atividade mensal do Caps II. A proposta é sempre exibir filmes que motivem por meio da reflexão”, informou Jussara.