A partir desta segunda-feira (20), as unidades de saúde Solange Hortélio, Morada dos Pássaros, Nova Cidade e João Melo Filho voltarão a funcionar dentro dos seus horários normais de atendimento: das 8h às 12h e das 14h às 17h. O modelo sentinela, adotado no período emergencial, devido ao aumento dos casos de dengue e síndromes gripais, está sendo desativado, por conta da redução das notificações de arboviroses nas últimas semanas.

Contudo, as unidades noturnas permanentes Dr. Admário Santos (bairro Brasil), Conveima, Panorama e Régis Pacheco (Centro), continuarão prestando atendimento prioritário às pessoas com sintomas suspeitos de dengue ou síndromes respiratórias, além das demandas espontâneas da Atenção Básica, das 17h às 22h, atendendo de acordo com a capacidade operacional da equipe.

As unidades sentinela começaram os atendimentos prioritário dos pacientes com suspeita de dengue e síndromes gripais no dia 26 de fevereiro. Em 12 semanas de funcionamento, as oito unidades com horário estendido prestaram 20.141 atendimentos à população, dos quais, 85,04% deles relacionados às arboviroses e 14,95% às síndromes gripais e outros agravos de saúde.

Dados retirados do Sistema Municipal de Monitoramento

A desativação do modelo sentinela está embasada na análise dos dados de atendimentos e o cenário epidemiológico atual do município, que apresentaram redução nas últimas semanas. “Observamos uma queda de mais de 50% das notificações de dengue, além de uma redução no número de atendimentos voltados para arboviroses e síndromes respiratórias no nosso município, principalmente nas unidades sentinelas no período noturno. Essa foi, de fato, uma medida emergencial assertiva da gestão e elas prestaram uma assistência muito importante pra nossa população num momento muito crítico do cenário epidêmico”, afirmou o secretário municipal de Saúde, Vinícius Rodrigues.

Qualquer pessoa pode procurar a sua unidade de saúde de referência, dentro do horário habitual de funcionamento, em caso de sintomas suspeitos de dengue, como febre (geralmente acima de 38°C), dor de cabeça, dores no corpo e nas articulações, dor atrás dos olhos, manchas avermelhadas pelo corpo, falta de apetite, mal-estar e cansaço.

Das 17h às 22h, as unidades noturnas, com horário permanente, também estarão prestando assistência a esses pacientes.

Cabe ressaltar que no atendimento habitual das unidades, são disponibilizadas vagas para demanda programada e também espontânea. Todo paciente será acolhido, triado e orientado para prosseguimento do seu atendimento.