A sala de espera da Unidade de Saúde da Família Solange Hortélio (antigo CSU), do bairro Urbis II, amanheceu lotada de homens que participaram do dia D da campanha do Novembro Azul.

Durante todo o mês, a Secretaria Municipal de Saúde está mobilizando várias unidades de saúde da zona urbana e rural do município na realização de ações de prevenção e rastreio do câncer de próstata entre a população masculina.

Seu Gilton dá o recado aos homens para que estejam atentos aos cuidados com a saúde o ano inteiro

A campanha também faz um alerta aos homens para o cuidado integral com saúde. O pedreiro aposentado, Gilton Vieira Santos, de 66 anos, descobriu recentemente que tem Diabetes, após muito tempo convivendo com a doença sem saber. Por isso, ele agora está determinado a fazer o exame de próstata para eliminar qualquer suspeita. “Eu tenho assim uma cisma, mas a gente tem que deixar de lado essa besteira de preconceito. Tudo o que for bom pra nossa saúde a gente tem que enfrentar! A mulher vive oito anos a mais que o homem porque ela se cuida. Então, se eu gosto de mim, eu vou me cuidar”, conta seu Gilton.

Durante toda manhã, foram realizados serviços de solicitação de exames de PSA e sorologias para detecção de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST’s), palestras de orientações relacionadas a higiene pessoal, alimentação saudável, prática de atividades físicas e a conscientização sobre os riscos do tabagismo e o consumo de álcool. “Preparamos com empenho esse momento para conscientizar os homens sobre os cuidados que eles devem ter com a saúde de modo geral. Essa abordagem é feita para incentivar que se cessem os maus hábitos de vida e estimular o rastreamento precoce do câncer de próstata”, destaca Dr. Caroline Viana, médica de família e comunidade na Unidade Solange Hortélio.

Além disso, houve momentos de descontração, lanche, alongamento e sorteio de brindes para os homens que participaram da ação na unidade.

Ao longo do mês, outras 22 unidades também irão realizar o dia D de campanha do Novembro Azul. Confira a programação completa.