Enfrentar a violência contra as mulheres do campo. É com esse objetivo que o Governo da Bahia, por meio da Secretaria Estadual de Políticas para Mulheres (SPM), traz para Vitória da Conquista a Unidade Móvel de Acolhimento da Mulher para percorrer, entre os dias 17 e 19 de junho,distritos da zona rural conquistense. Receberão serviços, informações sobre políticas públicas e orientações, as seguintes localidades:Iguá (17/06), Inhobim (18/06) eJosé Gonçalves (19/06) e povoados circunvizinhos.As atividades acontecem das 9h às 17h.

A presença da Unidade Móvel no interior de Vitória da Conquista é resultado de uma reunião ocorrida entre o Governo Municipal – por meio da Coordenação Municipal de Políticas Públicas para Mulheres –, representantes dos serviços que compõem a Rede de Proteção da Mulher e da SPM, na tarde dessa segunda-feira, 15. No encontro, foram discutidos e levantados dados a respeito de localidades da zona rural com maior incidência de violência contra a mulher.

‘Unidades Móveis de Acolhimento da Mulher’ – As Unidades Móveis foram implementadas com o advento do Fortalecimento da Rede de Atendimento e Implementação da Lei Maria da Penha, em âmbito nacional, e foram constituídas tendo como referência a realidade geográfica para o atendimento às mulheres do campo e da floresta em situação de violência. O objetivo da ação é responder às demandas das mulheres do campo e da floresta com ações públicas que garantam a igualdade de acesso às políticas de enfrentamento à violência entre os municípios.

Há ainda o propósito de, com esse projeto, implantar um modelo de atendimento multidisciplinar, composto por profissionais das áreas de serviço social, psicologia, atendimento jurídico e segurança pública, permitindo, assim, a interação efetiva dos diversos serviços, a orientação adequada e humanizada e, principalmente, o acesso das mulheres que vivem no campo e na floresta aos serviços da Rede de Atendimento à Mulher em situação de Violência.