A tarde da última terça-feira, 21, foi especial para o Controle Social da Saúde, pois mais uma vez deu posse aos novos conselheiros de saúde da Unidade de Saúde da Família Nestor Guimarães, que é responsável pelo atendimento dos moradores dos bairros Jurema, Ipanema, Jardim Guanabara, Esplanada do Parque, Loteamento Conquistense, Bela Vista e Vila Mariana.

Joana Oliveira Cruz

A cerimônia de posse contou com a participação da secretária municipal de Saúde, Márcia Viviane, da supervisora da Diretoria da Atenção Básica, Renata Mendes, e da assessora do Controle Social, Suzinete Santos Bomfim. A conselheira representante dos usuários, Joana Oliveira Cruz, que participa das reuniões do conselho desde a antiga sede, que funcionava no bairro Jurema, comemora: “nós conseguimos muitas coisas, por meio deste conselho, nós devemos participar das reuniões porque este é espaço certo para as reivindicações”.

Elaine Lima

Elaine Lima, ex-presidente do conselho destacou as conquistas do conselho nos últimos anos, “reforma da unidade, esgotamento sanitário na Avenida Filipinas. O conselho não acontece somente dentro da unidade, nós conseguimos levar demandas para outras secretarias”, avalia Elaine.

Cleomar Nascimento

O novo endereço da sede própria da Unidade é fruto de muitas discussões no conselho. “Antes a unidade funcionava numa casa alugada no bairro Jurema. Para virmos para esta sede que aqui estamos hoje, no bairro Ipanema, foram muitas reuniões; aos poucos, a gente foi aceitando mudar. A luta foi grande para conquistar a população”, lembrou Cleomar Nascimento, técnica de enfermagem.

Caroline Oliveira

Para Caroline Oliveira, moradora do bairro Jurema, eleita a nova presidenta, a responsabilidade é muito grande. “No passado não existia isso, o que era determinado, tinha que ser cumprido, a gente não tinha voz, hoje existe uma democracia, uma nova era, onde todos participam. Cada um que vem para nossas reuniões deve trazer mais um, pois assim a comunidade vai crescendo e vamos melhorando nosso diálogo” acrescentou Caroline.

Segundo a secretária municipal de Saúde, Márcia Viviane, é no conselho que a comunidade tem voz para reivindicar seus direitos. “Participando das reuniões, sugerindo, reclamando e se informando é que cada um de nós ajudamos a construir o Sistema Único de Saúde/SUS de nossa cidade”, comentou. O Conselho da Unidade Nestor Guimarães se reúne na segunda terça-feira de cada mês.