A participação popular mais uma vez se fortaleceu com a posse dos novos conselheiros locais da Unidade de Saúde da Família Nelson Barros, que é responsável pelo atendimento da comunidade dos bairros Cidade Modelo, Kadija e parte do Patagônia. O evento aconteceu na tarde dessa quinta-feira, 12, na própria unidade.

O ex-presidente do conselho Kleber Silva iniciou o evento falando da importância do conselho de saúde para o serviço e para a população. “O conselho é um espaço em que trabalhadores e usuários participam da gestão da saúde, cobrando, dando sugestões e elogios”.

Edson Ferreira, novo presidente do conselho

Durante o evento, foram empossados 16 conselheiros – oito usuários e oito trabalhadores – eleitos pela comunidade. O novo presidente Edson Ferreira da Silva, morador do bairro Cidade Modelo, destacou a importância da união para buscar as melhorias para saúde. “O conselho é uma obrigação cívica. Estou aqui para buscar o melhor para saúde e sei que juntos poderemos fortalecer a saúde de nossa cidade de forma participativa”.

Maurício Borba, cirurgião-dentista da unidade e conselheiro eleito

Com 36 conselhos locais de saúde, Vitória da Conquista foi um dos primeiros municípios do Brasil a implantar em cada unidade o seu próprio conselho. “Eu me lembro da iniciativa há vários anos de implantar os conselhos locais, o que foi muito importante para fortalecer e legitimar as ações de saúde realizadas no município”, disse o cirurgião-dentista da unidade e conselheiro eleito, Maurício Borba.

Márcia Viviane de Araújo, secretária municipal de Saúde

Com reuniões toda segunda quinta-feira de cada mês, conselheiros e comunidade têm a missão de contribuir com as ações da unidade de saúde e dos demais serviços prestados pelo Governo Municipal. “Este é um espaço em que todos têm voz e são discutidas questões de saúde, limpeza pública, saneamento básico, educação, segurança, todos os assuntos que colaboram para o bem-estar social”, destacou a secretária municipal de Saúde, Márcia Viviane de Araújo.