Notícias
Postado em 13 de junho de 2014 as 10:50:43
No início desta semana, na Escola Municipal Ovídio Santos Lemos, localizada no povoado de São Joaquim, foi realizada a posse do novo Conselho Local de Saúde. Na ocasião, foram empossados 32 conselheiros que atuarão na Unidade de Saúde de São Joaquim, que atualmente é responsável pelo atendimento das comunidades de Braga, Cachoeira das Araras, Gameleira, Laranjeiras, Mamão, Olho D’Água da Serra, Pau Ferro II, Pedra Mole, Ribeirão, Salobro, Santa Helena, além de São Joaquim.
Durante a cerimônia, a assessora de Controle Social da Secretaria de Saúde, Suzinete Bonfim, reforçou a importância do conselho e de todos conhecerem o Estatuto. “Todo conselho deve obrigatoriamente ser composto por 50% de trabalhadores e 50% de usuários da unidade, para que não haja privilégio de categorias nas decisões votadas”, acrescentou Suzinete.
A moradora do povoado da Gameleira, Eva Viana, sempre participou do conselho representando a sua região. Nesta nova composição, ela foi escolhida para ser presidente. “Sempre participei das reuniões e considero uma honra poder colaborar como presidente. Sei que terei, agora, muito mais responsabilidades”, ressaltou Eva.
Já o agente comunitário de Saúde, Domingos Silva, deixou a presidência do conselho e assumiu a vice-presidência com a responsabilidade de continuar apoiando as reuniões. “A participação da comunidade no conselho e em outros movimentos sociais reforça a nossa vontade de transformar sempre para melhor o lugar em que moramos”, destacou Domingos.
Saiba mais – O Conselho Local de Saúde de São Joaquim promove reuniões mensalmente. Na ocasião, são discutidos e deliberados assuntos não apenas referentes à saúde, mas também referentes a outras secretarias, como Agricultura, por exemplo. Durante a posse, dois técnicos dessa pasta foram enviados para repassar alguns informes acerca das ações do Governo Municipal na região.
Os técnicos Aloísio Moreira dos Santos e Júnior Figueiredo falaram sobre a abertura de cacimbas, recuperação de estradas, construção de barragens subterrâneas para o plantio de hortaliças e sobre os programas do Governo Federal, como o Garantia Safra (GS) e o Programa Nacional para o Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf). Os técnicos falaram ainda sobre a construção das pontes em Gameleira e Riacho de São Joaquim que possibilitarão melhorias no trânsito de veículos no período das chuvas.