Para comemorar o carnaval com muita alegria e ao som das antigas marchinhas, usuários da Unidade de Saúde da Família Urbis V participaram na manhã desta quinta-feira, 27, da primeira Caminhada Mascarada promovida pelas duas equipes de saúde da unidade. A iniciativa foi promovida em parceria com o Núcleo de Apoio a Saúde da Família (Nasf) e o Programa de Educação pelo Trabalho (Pet-Saúde).

Maria de Lourdes

“Todo ano nós promovíamos um baile de máscaras e, este ano, resolvermos inovar com uma caminhada que pudesse promover a prática de exercício e também divulgar as atividades realizadas em nossa unidade, que além de fazer atendimentos como consultas médicas promove ações de promoção à saúde, como a terapia comunitária e atividades com o educador físico”, explicou a médica Maria de Lourdes Fonseca, uma das idealizadoras da atividade.

Aparecido Jorge

Durante o evento, que começou às 7h da manhã com um alongamento e um café da manhã, os participantes passaram pelas principais ruas do bairro e encerram a atividade na sede da associação, onde novamente fizeram alongamento e um lanche a base de frutas.

Para o educador físico do Nasf, Aparecido Jorge, a caminhada é uma forma de promover a saúde. “A gente fica muito feliz com a participação de todos. Isso demonstra que a unidade trabalha também com a prevenção das doenças”, ressaltou Jorge.

Creuza Maria de Jesus

A usuária da unidade, Creuza Maria de Jesus, foi uma das mais animadas participantes do evento. “Valeu a pena participar, pois a gente se sente viva e feliz”, revelou Creuza.

Mara Baroni

Já Mara Baroni, que caminhou de máscara, também se divertiu muito na caminhada. “Foi bom demais, essa iniciativa da unidade de evolver a comunidade, de nos alegrar. Tem que ter mais vezes”, destacou Mara.

A Unidade de Saúde da Urbis V conta com duas equipes de saúde da família, composta por médicos, enfermeiros, cirurgiões dentistas, técnicos de enfermagem, técnicos de saúde bucal, agentes comunitários de saúde, auxiliar administrativo e agente de segurança patrimonial, que atendem a comunidade de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.