Participam da competição dez equipes vencedoras dos quatro zonais disputados em diferentes regiões da Bahia

Neste fim de semana, Vitória da Conquista é “a capital do futsal baiano”. Quem afirma isso é Alex Costa, treinador do CTAF/SFI, equipe conquistense que este ano disputa a etapa final do Campeonato Baiano de Futsal, nas categorias sub-17 e sub-20. O time de Alex luta pelo bicampeonato, já que venceu nessas duas modalidades em 2016.

Realizada pela Federação Bahiana de Futebol de Salão, com chancela da Confederação Brasileira de Futsal e organização da CTAF/SFI, a competição acontece entre os dias 24 e 26, no Ginásio de Esportes Raul Ferraz. Participam dez times que venceram os quatro zonais realizados em diferentes regiões da Bahia.

Na categoria sub-17, o título será disputado por quatro seleções: Ilhéus, Félix Mendonça (Itabuna), Edgard Santos (Salvador) e CTAF/SFI. A categoria sub-20 reúne outras seis equipes, dividas em dois grupos: o grupo A, com CTAF/SFI, Milan (São Sebastião) e Arraial d’Ajuda; e o grupo B, formado por Edgard Santos, Eunápolis e Lauro de Freitas.

Três jogos foram realizados já na noite desta sexta-feira, 24, logo após a cerimônia de abertura do torneio. Mais nove partidas acontecem nos três turnos do sábado, 25. E, no domingo, 26, a partir das 9h, acontecem os jogos finais das duas categorias.

“A gente recebe as melhores equipes do futsal da Bahia aqui”, garantiu Alex, durante a cerimônia de abertura* do campeonato. “A importância de um evento deste é colocar Vitória da Conquista no cenário estadual”, acrescentou o treinador.

Como forma de apoiar o evento, a Prefeitura de Vitória da Conquista cedeu o espaço para os jogos – o Ginásio de Esportes Raul Ferraz –, a estrutura de sonorização e o suporte técnico. Segundo o coordenador municipal de Esportes, Jaldo Mendes, o apoio do Governo Municipal segue a lógica de incentivar toda e qualquer forma de prática esportiva. “A gente sabe que o esporte em si é uma ferramenta fantástica de inclusão social”, observou Jaldo.

*A cerimônia contou também com a participação do presidente da Federação Bahiana de Futsal, Geraldo Mota. Além de Jaldo Mendes, o Governo Municipal foi representado pelo chefe do Gabinete Civil, Marcos Ferreira e pelo secretário municipal de Educação, Marcelo Melo.