Educação
Postado em 17 de outubro de 2022 as 07:11:25

Representantes escolares e Núcleo Pedagógico da Smed com os módulos da disciplina
As escolas Maria Leal (C.E.I. Capinal), Professora Marlene Flores (Lagoa das Flores) e Iza Medeiros (Kadija) foram selecionadas para executar, a partir de 2023, o projeto piloto de educação cooperativista, a partir de uma parceria entre a Secretaria Municipal de Educação e a Cooperativa Mista Agropecuária Conquistense (Coopmac). A capacitação dos professores que lecionarão a disciplina ocorrerá nos dias 7 e 8 de novembro.
Os representantes das escolas receberam exemplares dos módulos do programa Cooperjovem, desenvolvido pela Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB). O objetivo do programa, coordenado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop), é levar o cooperativismo para as escolas trabalhando em quatro vertentes: cooperativismo, empreendedorismo, a questão ambiental e social.
- Edgard Larry
- Gilmar Oliveira
Para o secretário municipal de Educação, Edgard Larry, a parceria e o projeto são de grande relevância dada a importância do cooperativismo educacional. Gilmar Oliveira, presidente da Coopmac destacou o fato de que Vitória da Conquista é um dos primeiros municípiso da Bahia ter o programa da OCB.
A iniciativa da Smed e da Coopmac animou a diretora da Escola Maria Leal, Margareth Barreto: “A perspectiva é de adesão geral dos professores da escola para que possamos desenvolver o trabalho com todas as turmas, inclusive a região é carente de iniciativas deste tipo, temos ali uma comunidade que planta, colhe, vende e vamos levar para eles muita novidade, muito conhecimento em torno do cooperativismo”. Ela também destacou a aproximação escola e comunidade, que o projeto pode proporcionar.
- Margareth Barreto; Aurelita Alves (CEI Capinal) e Rosane Dias (EM Marlene Flores)
- Eneuda Vaz e Maria Aparecida (EM Iza Medeiros)