Com as aulas semipresenciais em 24 unidades da Rede Municipal de Ensino, desde o dia 23 de agosto. não foi apenas a infraestrutura das escolas que precisou ser adaptada aos protocolos de prevenção à Covid-19, mas também o transporte escolar. Além de garantir que a condução dos alunos das sete escolas da área rural seja feita com a máxima segurança, como forma de garantir a prevenção a Secretaria Municipal de Educação (Smed) realizou a capacitação dos motoristas e adequou os veículos e o fluxo de transporte dos estudantes.

A cada embarque, a temperatura é aferida, as mãos são higienizadas com álcool em gel e os alunos devem obrigatoriamente usar máscaras e ocupar os assentos conforme a sinalização. Além disso, foi instalada uma divisória de acrílico na área do motorista e a cada embarque e desembarque, todo o veículo é devidamente higienizado. “Todas as medidas foram adotadas seguindo as diretrizes das autoridades sanitárias e da Organização Mundial de Saúde para garantir a segurança dos alunos”, destacou a responsável pelo setor, Indira Pitanga.

Todos esses cuidados garantem uma maior tranquilidade aos estudantes. Gustavo Farias, 14 anos, é morador do povoado Baixa do Cedro e cursa o 9º ano no Centro Educacional Moisés Meira (no distrito de José Gonçalves). Para atender os estudantes da unidade, são seis veículos, que percorrem nove roteiros. “Eu estou achando muito boas essas adaptações que foram feitas. É importante ter esses cuidados para preservarmos nossa saúde”, comentou Gustavo.

Até mesmo quem não utiliza o transporte, por morar próximo à escola, como é o caso da doméstica Maria Barros, cujo filho também estuda no Moisés Meira e já retomou os estudos, comenta a importância das medidas adotadas pela Secretaria de Educação. “Estão tendo muitas ações de higienização, de cuidado com a saúde, o que nos tranquiliza mais. Eu estou gostando muito”, comentou Maria, reforçando que tais ações foram fundamentais para que ela confiasse e encaminhasse seu filho para a escola.

Nessa primeira fase de retomada, 122 veículos transportam os estudantes da área rural, por 73 roteiros.