A Prefeitura de Vitória da Conquista celebrou na manhã desta terça-feira, 8, o cumprimento da última etapa para a implantação de melhorias no transporte coletivo na cidade: a assinatura do contrato com a Empresa Cidade Verde Transporte Rodoviário Ltda., habilitada em processo licitatório. O Governo Municipal espera que, a partir das implementações estipuladas no edital de licitação, as empresas ofereçam à população um serviçode qualidade.

O prefeito Guilherme Menezes deu as boas-vindas aos representantes da Cidade Verde e desejou que, ao lado da Viação Vitória, a empresa atenda à demanda dos cidadãos de Vitória da Conquista. “Este é um ato muito importante, porque agora temos a tranquilidade de saber que após dois anos de espera por parte da população, nós encerramos esta etapa que é parte de um processo de modernização do transporte público”, comentou o prefeito.O processo licitatório foi instaurado em 2011 e se prolongou por mais de dois anos, contrariando as expectativas e as ações da Administração Municipal e da população porque algumas empresas licitantes retardaram o processo com seguidas ações na justiça.

Joaquim Constantino

O representante da Cidade Verde Transportes, Joaquim Constantino Neto, agradeceu à equipe da Prefeitura Municipal pela forma correta e transparente como a licitação foi conduzida. “Ao longo do processo, nós percebemos clareza e transparência. Tudo foi conduzido de forma muito correta, o que é raro em nossos dias”, afirmou. “Nós esperamos fazer diferença quanto aos recursos humanos, assistência a associações de bairro e outras ações que melhoram cada vez mais o atendimento à população, porque não adianta ter frota nova, se você não investir nas pessoas”, afirmou.

Para o secretário municipal de Mobilidade Urbana, Luis Alberto Sellman, a assinatura do contrato representa um ganho para a Administração Municipal e para a população, uma vez que, a partir deste ato, a empresa firma o compromisso de atender aos usuários em conformidade com as exigências do contrato. “A partir de agora, o Governo vai poder efetivamente dar início a um salto de qualidade em nosso transporte coletivo”, declarou.

Florisvaldo Bittencourt

O vereador Florisvaldo Bittencourt, representante da Câmara no evento, ressaltou que a modernização do transporte coletivo é um anseio da população que o Governo Municipal vem se empenhando para atender. “Hoje estamos celebrando e trazendo à população a resposta que ela esperava há dois anos”, disse.

Também participaram da solenidade de assinatura o vice-prefeito, Joás Meira, entre outros membros do Governo Municipal, e os vereadores Ricardo Babão e Júlio Honorato.

Modernização – Assim que novo sistema de transporte coletivo for implantado, Vitória da Conquista experimentará um novo ciclo de melhorias na mobilidade urbana, são elas:

Aumento da frota de 141 ônibus para 160, distribuídos em 2 lotes de 80 ônibus.

Aumento da frota adaptada com elevadores para pessoas com mobilidade reduzida, passando de 45 para 80 ônibus adaptados. Ao final de 2014, toda a frota estará adaptada.

Renovação da frota, garantindo a idade média de aproximadamente 2 anos. Isso significa que a maioria dos ônibus em atividade será descartada e que ônibus zero quilômetro e seminovos prestarão o serviço no novo sistema.

Os ônibus terão bancos acolchoados, portanto, mais confortáveis.

Cada ônibus terá câmeras, facilitando o monitoramento e possibilitando maior segurança.

As descargas, todas com catalisador, serão suspensas e parte da frota rodará com um óleo diesel menos poluente.

Instalação de mais duas centrais de comercialização de bilhetes eletrônicos, permitindo a compra de créditos pela internet.

Implantação de integração tarifária, “bilhete único”, possibilitando a tarifa zero para novas viagens por sentido de deslocamento, no período de duas horas.

Implantação inicial de mais 100 novos abrigos de ônibus com acessibilidade, espaço para cadeira de rodas e proteção contra a ação de raios ultravioletas.

Implantação e/ou adaptação de terminais de bairro.

Reconstrução completa do Terminal de Ônibus da Avenida Lauro de Freitas contemplando: acessibilidade; ampliação da capacidade; cobertura ampliada abrangendo o estacionamento dos ônibus; construção de módulo administrativo e bateria de sanitários.