Cultura, Turismo, Esporte e Lazer
Postado em 9 de fevereiro de 2013 as 15:10:01 e atualizado em 13 de fevereiro de 2013 as 17:35:03
Em Vitória da Conquista, o final da manhã desse sábado, 9, foi marcado pela retomada da Lavagem do Beco, uma antiga tradição que anuncia o início da programação carnavalesca local. Baianas e foliões, acompanhados por bandas de sopro e percussão, reuniram-se para lavar a Alameda Ramiro Santos, no centro da cidade. O cortejo, que saiu da Praça Tancredo Neves e terminou na 9 de Novembro, chamou a atenção durante o percurso.
Baianas, carregando vasos com flores brancas e água de cheiro, espalharam pipoca e perfume pelas ruas, simbolizando a alegria e a prosperidade que desejam para o município. A banda de sopro do maestro Seca Gás, por sua vez, tocou antigas marchinhas de carnaval. Para completar o cortejo, um grupo percussivo e os foliões do Bloco Curtaki também marcaram presença.
O resgate da Lavagem do Beco foi uma iniciativa dos amigos Dillan Júnior e Gilmar Gama. “Nós estamos fazendo aqui um carnaval democrático, todos podem participar da festa. Aqui não tem cordas, não tem abadá, é livre pra todo mundo participar como quiser”, destacou Dillan.
Homenagem – Além de dar início aos festejos carnavalescos, a Lavagem do Beco prestou homenagem à conquistense Dió do Acarajé, que durante muitos anos organizou o ritual.
Para a professora Edineide de Oliveira, filha da homenageada, o momento foi emocionante. “É muito bom saber que, mesmo depois de quatro meses da partida da minha mãe, a comunidade não se esqueceu dela. Isso é muito gratificante pra gente. Eu estou muito emocionada”, afirmou.
Programação – Os foliões conquistenses terão opções até a terça-feira, 12, com o bloco carnavalesco Curtaki e o cortejo afro Omolu Asé. Ambas são iniciativas populares apoiadas pela Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer. A folia será baseada nos antigos carnavais de rua, que mobilizavam a população antes do advento das micaretas. As principais características são a gratuidade e o acesso democrático à diversão. Confira a programação completa:
10/2 – Primeiro desfile do bloco Curtaki
Percurso: O bloco sairá da Concha do Centro de Cultura Camillo de Jesus Lima, passando pela Avenida Siqueira Campos e pela Travessa Zulmiro Nunes (“Beco”), até chegar à Praça Barão do Rio Branco
Horário – 15h
11/2 – Cortejo Afro Omolu Asé
Percurso: O cortejo estará concentrado em frente à Casa Memorial Régis Pacheco. Em seguida, descerá pela Praça Tancredo Neves, passando pela Barão do Rio Branco, contornando o Monumento ao Índio e finalizando na Travessa Zulmiro Nunes (“Beco”)
Horário – 15h
12/2 – Segundo desfile do bloco Curtaki
Percurso – O mesmo do dia 10
Horário – 15h