Nesta sexta-feira, 22, Vitória da Conquista recebeu a visita do pesquisador Benhur Pinós, professor do Departamento de Geografia, da Universidade Federal de Santa Maria (RS). Nos próximos dias, o docente coletará informações para sua pesquisa de campo, abordando sujeitos orientados para o mesmo sexo, para narrarem suas experiências cotidianas.

Para realização da pesquisa, foram selecionados um município do interior de cada macrorregião brasileira (Sul, Norte, Sudeste, Centro-oeste e Nordeste). O estudo analisará as relações capital-interior nos estados do Rio Grande do Sul (Porto Alegre e Santa Maria), São Paulo (São Paulo e Presidente Prudente), Mato Grosso (Cuiabá e Cáceres), Amazonas (Manaus e Parintins) e Bahia (Salvador e Vitória da Conquista).

Segundo o assessor de políticas públicas para a diversidade sexual, Danillo Bitencourt, a realização da pesquisa em Vitória da Conquista reconhece os esforços do poder público municipal em promover a diversidade. “A escolha do município de Vitória da Conquista, como a única cidade do interior do nordeste a participar desta relevante pesquisa, nos mostra o quanto nosso município está caminhando na afirmação e na proposição de políticas públicas para a população LGBT. Com a pesquisa, teremos novos caminhos para o investimento em ações que garantam os direitos e os desejos dos indivíduos gays e a construção de uma cidade que respeita a diversidade e que luta, diariamente, no combate à homofobia.”, explica Danillo.

A Assessoria Técnica de Políticas Públicas para a Diversidade Sexual é responsável pela promoção de ações municipais, com foco no debate sobre a homofobia e o direito à livre orientação sexual e identidade de gênero. As ações estimulam uma cultura de paz, com respeito à diversidade, e colaborarão para que Vitória da Conquista se torne um Território Livre da Homofobia.