As chuvas tão esperadas chegaram para alívio do calor e redução dos efeitos da longa estiagem que afetou, principalmente, a zona rural. Com a água da chuva, o verde volta aos jardins, canteiros e enchem os açudes e aguadas. Entretanto, ela também traz alguns transtornos como resíduos e terra que descem da serra do Periperi. Para que isso não se torne um problema, quando há uma pausa na chuva, as equipes da Secretaria Municipal de Serviços Públicos (Sesep) vão para a ruas fazer a limpeza das áreas onde há maior volume de vazão das águas pluviais.

De acordo com o secretário Luís Paulo Sousa Santos, após uma análise da previsão do tempo há cerca de 20 dias, foi feita uma limpeza dos canais pluviais preventivamente, evitando um estrago maior. “Estamos fazendo esta limpeza dos canais, das grades no centro da cidade também, tirando o que desce nas chuvas. Estamos percorrendo a cidade hoje fazendo este tipo de limpeza”, explica Luís Paulo.

Nesta sexta-feira (5), o secretário verificou pessoalmente o trabalho realizado no Canal do Santa Cecília, um dos que foram limpos pela equipe da Sesep. O trabalho tem maior concentração nas avenidas Brumado, Juracy Magalhães (próximo ao Gancho), Sifredo Pedral Sampaio e Olívia Flores. Também na Vila Serrana e Lagoa das Bateias, a Sesep retira a terra que desce após chuva e faz a limpeza das grades pluviais no centro.