Desenvolvimento Social
Postado em 14 de maio de 2025 as 14:00:40
A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semdes), em parceria com a Defensoria Pública do Estado (DPE), promoveu uma oficina voltada para a equipe de gestão e demais trabalhadores do Sistema Único de Assistência Social (Suas) de Vitória da Conquista. O evento aconteceu no auditório da Faculdade Independente do Nordeste (Fainor) e teve como objetivo orientar os profissionais sobre os serviços ofertados pela instituição, visando dar celeridade aos encaminhamentos de demandas.
Na abertura da oficina, o secretário de Desenvolvimento Social, Michael Farias, destacou a importância da iniciativa para a qualificação dos profissionais da assistência social, que são os responsáveis pelo atendimento da população em situação de vulnerabilidade. “Não existe a perspectiva da assistência social garantir direitos sem dialogar diretamente com sistema de justiça. Por esse motivo, o Governo Municipal tem feito uma série de investimentos para realizar um reposicionamento do Suas na sua relação cotidiana com os órgãos do sistema de justiça, como a DPE. E o dia de hoje reflete o nosso compromisso em qualificar os nossos trabalhadores, entendendo esse papel estratégico que as políticas de assistência social, igualdade racial, criança e adolescente têm para a vida das pessoas, principalmente as pessoas em contextos de extrema pobreza”, ressaltou o secretário.
- Michael Farias
- Ana Luiza
O momento formativo foi conduzido pela equipe da Defensoria Pública do Estado da Bahia (DPE). Para a defensora Ana Luiza Brito, a iniciativa irá contribuir para que os diferentes serviços do Suas e a DPE consigam atuar de forma cada vez mais integrada, garantindo um atendimento mais eficaz à população. “Nosso público se mescla muito. A assistência social é uma grande encaminhadora de público para a Defensoria. Por isso, é importante que os trabalhadores saibam diferenciar o que nós fazemos, as nossas competências, as nossas atribuições e os nossos canais de atendimento, para que a gente tenha uma atuação cada dia mais alinhada”, pontuou a defensora.
Atuando como técnica de nível superior em psicologia no Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) Central, Valéria Souza relatou que a formação será fundamental para possibilitar a oferta de orientações adequadas aos assistidos. “É de suma importância porque nós estamos lá para oferecer orientação adequada para os nossos usuários. No Creas, nós fazemos o acompanhamento socioassistencial, mas a execução de muitas demandas são em outros serviços. A partir do momento que a gente entende como funcionam esses outros serviços, a gente consegue orientar melhor”, afirmou a técnica.
- Rosilene Oliveira
- Valéria Souza
Também participando da oficina, a educadora social Creas Rural de Bate Pé, Rosilene Oliveira, enfatizou que entender a atuação dos órgãos que integram o sistema de justiça e sua relação com as unidades do Suas deve ser uma prioridade dos profissionais que atuam diretamente com a população nos territórios. “A informação é poder. Quanto mais informações tivermos sobre os serviços da Defensoria Pública, mais preparados estaremos para ajudar as pessoas que nos procuram, mesmo que não seja uma demanda diretamente do Creas. Isso fortalece nossa atuação enquanto representantes de um órgão público”, disse a educadora.
Além da formação com a DPE, a Semdes também realizou no mês de abril um momento formativo em articulação com a Defensoria Pública da União (DPU), com foco em orientar os trabalhadores sobre as demandas que podem ser encaminhadas à DPU. Ambas as iniciativas visam ampliar o acesso da população aos seus direitos, especialmente para aqueles em situação de vulnerabilidade social.