Os moradores do povoado de São Joaquim, distrito de Bate-Pé, deram mais uma vez uma lição de cidadania nesta sexta-feira, 21. Cerca de 20 pessoas da comunidade se reuniram com o prefeito Guilherme Menezes e representantes do Governo Municipal para a assinatura do termo de doação do terreno destinado à construção da quadra do povoado. A área de 800 m² foi doada por Maria Aparecida de Jesus Santos e Teresa de Jesus Santos, netas da senhora Teresa Moraes de Jesus, já falecida e que, em vida, disponibilizou o espaço para que os moradores jogassem futebol.

Guilherme Menezes (ao centro), assinando o termo de doação de terreno com as herdeiras Teresa (à esquerda) e Maria Aparecida (à direita)

No ato, o prefeito elogiou a ação. “É uma grandeza da comunidade doar esta área. Como não ficar satisfeito com pessoas como essas?”, indagou o prefeito, fazendo referências as irmãs. O gestor ainda ressaltou: “Como é importante o governo criar instrumento de participação, porque uma coisa é o prefeito decidir as prioridades do município dentro do gabinete, outra é deixar todo mundo opinar. São Joaquim está de parabéns porque solicitou e agora está conquistando o que almejava”.

A comunidade havia comparecido em peso na sexta plenária do Orçamento Participativo, realizada na Gameleira em 2013, e apresentaram duas propostas no 10º Congresso do OP, sendo a construção de uma quadra poliesportiva na localidade escolhida como um das 18 obras prioritárias a serem executadas. “A plenária em São Joaquim foi uma das mais cheias do OP 2013, tendo 18 delegados eleitos. Através desse instrumento de cidadania, a comunidade participou e agora consegue realizar este sonho”, destacou o coordenador do Orçamento Participativo.“Todos os compromissos assumidos estão sendo cumpridos pelo Governo Participativo. Tudo isso é reflexo de uma política bem sucedida das três esferas de governo”, completou o secretário municipal de Agricultura, Odir Freire.

Domingos Lemos

O presidente da Associação de Moradores de São Joaquim e também conselheiro do OP, Domingos Lemos, agradeceu a disposição da Administração Municipal em receber a comunidade e falou sobre o significado desse momento. “Esse é um ato de união dos moradores que participaram desse mecanismo do Governo Participativo. Esperamos colher os frutos que semeamos hoje com a assinatura deste termo de doação de terreno para a construção da quadra que precisamos”, declarou.

Júnior Figueiredo

Os familiares da senhora Teresa Moraes de Jesus também manifestaram a alegria de participar deste momento tão especial para a comunidade de São Joaquim. “Pra mim é muito gratificante porque reconhecemos o trabalho do Governo e o esforço da comunidade também ao reivindicar a quadra. Graças a Deus o Governo atendeu essa demanda. Estamos muito felizes com esta obra”, disse o tataraneto da proprietária do terreno, Júnior Figueiredo.

Teresa Santos

“A comunidade só tem a ganhar com esta quadra. A comunidade deve estar acima de tudo, se agente mora num local, a gente tem que lutar para ele crescer e não diminuir. Se o terreno está lá, ninguém está usando então é melhor usar para fazer uma quadra e servir para todo mundo”, comentou uma das doadoras, Teresa de Jesus Santos.