Entre os dias 8 e 12 de julho, técnicos da Vigilância Sanitária de Vitória da Conquista e de alguns municípios da região estão participando do Curso de Formação e Atualização das Práticas de Vigilância Ambiental e Sanitária. A formação é promovida pela Secretaria Estadual de Saúde da Bahia (Sesab), por meio da Superintendência de Vigilância e Proteção da Saúde (Suvisa), em parceria com a Escola Estadual de Saúde Pública (EESP) e a Escola de Formação Técnica em Saúde Professor Jorge Novis (EFTS).

Com carga horária de 320 horas, o curso foi dividido em quatro módulos e tem por objetivo instrumentalizar os profissionais para (re)organizarem seus processos de trabalho, considerando a complexidade e as especificidades inerentes à Vigilância Sanitária e Ambiental.

Marilene Ferraz

Segundo a diretorada 20a Diretoria de Saúde (Dires), Marilene Ferraz, este curso é resultado do esforço da Sesab de melhorar o atendimento à saúde na Bahia. “É preciso que todos aproveitem este momento para aperfeiçoarem as técnicas de trabalho. Nós somos a terceira regional da Bahia a receber este curso, tivemos Alagoinhas e Itabuna que fizeram o curso piloto”, avalia Marilene.

Isleide Costa

Para a técnica da Divisão de Vigilância Sanitária (Divisa) da Sesab, Isleide Costa, o curso foi pensado desde 2009, com propósito de realizar a formação com os técnicos que já atuam na vigilância sanitária dos municípios, de forma interdisciplinar, para todos os níveis, médio e superior. “Com os cursos, estarão aptos a desenvolver habilidades de diálogo com a sociedade, para buscar soluções que afligem a população”, destacou Isleide.

Elucimar Ledo Braga Costa

Vitória da Conquista participa do curso com 18 técnicos de nível médio e superior. Para a coordenadora da Vigilância Sanitária e participante da formação, Elucimar Ledo Braga Costa, o curso vai qualificar os profissionais para melhor atender a população. “Acredito que com este curso iremos aperfeiçoar nossas técnicas de trabalho”, avalia.

Karine Brito

Esta é a primeira vez que a Sesab oferece curso com grande extensão para qualificação dos profissionais da vigilância sanitária. “Nós da Secretaria de Saúde de Conquista estamos felizes com esta qualificação e por isso não poupamos esforços para liberar nossos técnicos para esta jornada, que vai, com certeza, melhorar a qualidade dos serviços prestados à comunidade”, avalia subsecretária de Saúde, Karine Brito.

Sobre a VISA: A Vigilância Sanitária e Ambiental é um órgão da Secretaria Municipal de Saúde que tem por objetivo proteger a população através do gerenciamento de risco de produtos e serviços. As ações são executadas com base nas regras e normas que devem ser consideradas na produção, uso e circulação de produtos que apresentem algum tipo de risco para a saúde das pessoas. Além de desenvolver ações com caráter educativo, a Vigilância Sanitária realiza ações de notificações às empresas em situação irregular, mediante ausência ou data de validade expirada do Alvará Sanitário, bem como empresas-alvo de fiscalização existentes na sede do município. Funciona de segunda a sexta-feira, das 8 às 18hs, na Rua Viriato Ribeiro, 47, Bairro Alto Maron.