A partir desta semana e ao longo dos próximos cinco meses, aproximadamente 50 gestores vinculados às secretarias de Desenvolvimento Social (Semdes), Educação (Smed) e Saúde (SMS), que atuam na gestão do programa Bolsa Família e do Cadastro Único, terão acesso a uma consultoria especializada, contratada pela Prefeitura de Vitória da Conquista, sobre como promover inovações e reordenamentos tanto na estrutura de funcionamento dessas duas políticas públicas quanto no atendimento aos beneficiários.

O projeto, cujo cronograma estabelece a realização de workshops e oficinas, além de um seminário para apresentação dos resultados, previsto para outubro, foi apresentado à prefeita Sheila Lemos nesta quarta-feira (28), durante uma reunião da qual participaram os titulares das três secretarias envolvidas na gestão intersetorial do CadÚnico e do Bolsa Família – Michael Farias, da Semdes; Edgard Larry, da Smed; e Vinícius Rodrigues, da SMS.

“Essa reunião simboliza o compromisso do nosso governo em fortalecer a gestão do Cadastro Único e o acesso da população ao Bolsa Família”, ressaltou a prefeita. “Além disso, concretiza a integração das políticas públicas municipais, de modo a ampliar a capacidade de atendimento das políticas de Assistência Social, Saúde e Educação. Governo integrado, população com acesso mais fácil aos serviços públicos essenciais”, disse ainda a gestora, já antevendo os objetivos apresentados pela consultoria.

“Isso faz parte de uma macroestratégia contida no programa Acolhe Conquista”, informou Michael Farias. “Estamos ampliando os investimentos para melhorar a gestão do Sistema Único de Assistência Social e, consequentemente, das ofertas do Suas, de modo que a gente consiga alcançar de forma mais potente a população beneficiária do Bolsa Família e qualificar o conjunto dos outros serviços e programas que já ofertamos à população”, complementou o secretário.

Atenta às explanações sobre os objetivos a serem alcançados em médio e longo prazo, a prefeita ouviu do professor Márcio Fernandes Maurício, responsável por ministrar todo o conteúdo, uma avaliação positiva sobre a eficiência detectada na maneira com que a Prefeitura gere o CadÚnico e o Bolsa Família. “Vejo a gestão de Vitória da Conquista como muito boa, e isso se reflete nos indicadores”, observou Márcio.

Mesmo assim, ele considera que algumas lacunas e gargalos precisam de melhorias e integração entre as áreas, porque o Bolsa Família é um programa intersetorial. “Para avançarmos e termos um atendimento de excelência, pretendemos trabalhar com as pessoas que fazem esse atendimento, para que elas se sintam participantes e tenham mais empatia e colaboração”, reforçou o professor.

Segundo Márcio, será adotada a metodologia do “design thinking”, uma técnica muito utilizada na resolução de problemas e na busca por resultados no universo corporativo, que pode ser adaptada à realidade da gestão pública. Esse tipo de abordagem é dividido em cinco etapas: 1) empatia, quando se realizam estratégias para conhecer a fundo o público que será atingido pelo projeto; 2) definição, fase na qual, com base nos resultados da primeira etapa, são definidos os problemas a serem resolvidos; 3) ideação, momento em que se fazem procedimentos para a criação de possíveis soluções para os problemas detectados; 4) prototipação, etapa em que as soluções a que se chegou começam a ser concretizadas; e 5) testes, quando a eficácia dessas soluções finalmente vem a ser aferida.