A celebração do Reisado no Brasil acontece por influência católica, oriunda da colonização portuguesa em referência ao dia em que os Santos Reis Magos chegaram ao local em que se encontrava o menino Jesus. Seguindo a tradição, a programação cultural do Natal Conquista de Luz acontece nesta quinta-feira, quando é comemorado o Dia Reis (6). A Praça Tancredo Neves receberá as últimas de teatro e o encontro dos Ternos de Reis.

Com ênfase em características regionais, a Secretaria de Cultura, Esporte, Turismo e Lazer (Sectel) promove, nesta quinta, o encontro dos ternos de Reis (Março São Sebastião Estrela Dalva, Raio de Sol, Divino Espírito Santo, São José da Paz, Deus é Brasileiro e Terno das Rosas) e a apresentação da companhia de teatro Arte Sacra Sanctus, da paróquia São Miguel Arcanjo, com o musical ‘Cordel de Natal’.

Ainda segundo a tradição, os enfeites natalinos são retirados somente após a chegada dos Reis Magos, mas devido ao grande interesse da população e turistas pela iluminação das praças, a Prefeitura adiou a retirada da ornamentação na Tancredo Neves, Desembargador Mármore Neto, Olívia Flores, e nos distritos de Inhobim, Bate-Pé e José Gonçalves, para a próxima segunda (10). No fim de semana, a beleza continua.

 

ENCONTRO DE TERNO DE REIS

Terno de Reis “Março São Sebastião Estrela Dalva” / Mestre: Marcos Florentino / Bairro Jardim Copacabana

Terno de Reis “Raio de Sol” / Mestre: Edilson Silva Santos / Bairro Miro Cairo

Terno de Reis “Divino Espirito Santo” / Mestra: Maria Rosália Santos / Povoado do Baixão

Terno de Reis “São José da Paz” / Mestre: Manoelito Machado dos Santos / Povoado do Baixão

Terno de Reis “Deus é Brasileiro” / Mestre: Manoel de Jesus / Povoado de Cabeceira do Jiboia

Terno das Rosas / Mestra: Dolores Ribeiro dos Anjos / Distrito de José Gonçalves