Na manhã da última terça-feira (8), em reunião om-line com articuladores e mobilizadores do Selo Unicef dos municípios inscritos em toda a Bahia, a articuladora do Selo Unicef do Município, Polímnia Olinto Cassimiro, apresentou o sucesso da implementação da Lei 13.431/2017, em Vitória da Conquista, a partir da implantação do Complexo de Escuta Protegida. Ela também abordou o trabalho do Núcleo de Prevenção e Monitoramento nas Escolas, destacando a participação da Secretaria Municipal de Educação (Smed) dentro deste contexto.

Polímnia destacou que Vitória da Conquista tem o Centro Integrado dos Direitos da Criança e do Adolescente estruturado num só espaço físico e que isso chamou a atenção da Childhood Brasil e do Unicef. Ela acrescentou que no local funciona o Complexo de Escuta Protegida e apresentou a experiência de Vitória da Conquista, desde as tratativas em 2019, quando houve a assinatura do termo de cooperação técnica, na gestão do ex-prefeito Herzem Gusmão, até os dias de hoje, com o Complexo de Escuta atuando, colhendo depoimentos.

Sobre o trabalho do Núcleo de Prevenção e Monitoramento da Violência nas Escolas, ligado à Smed, Polímnia enfatizou a importância do trabalho que está sendo desenvolvido. “O ambiente educacional, em muitas ocasiões, é a porta de entrada para se descobrir casos de violência sofridas por crianças. Explicamos também sua composição e a importância de tudo ser institucionalizado via portaria e/ou decreto”, acrescentou.

Semanalmente, às terças-feiras, acontece a live chamada Café com Selo. É um momento em que articuladores e mobilizadores do Selo Unicef de todos os municípios da Bahia têm possibilidade de tirar dúvidas sobre o cronograma do Selo. “O cronograma é composto por muitas atividades, sendo assim, precisamos ter este acompanhamento periódico, para que que tudo seja cumprido”, explicou Polímnia.