O Governo Municipal, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SMDR), tem facilitado a solicitação de serviços como abastecimento de água, limpeza de estradas e abertura de aguadas aos moradores do distrito de Bate-pé. Localizado a 45 quilômetros de Vitória da Conquista, o distrito conta com um Posto Avançado de Atendimento ao Cidadão (Paac 3).

Moradoras na Subprefeitura de Bate-pé

A Subprefeitura de Bate-Pé também realiza atendimentos a diversos povoados circunvizinhos, como Amargoso, Poço do Abílio, Lagoa de João Moraes, Farinha Molhada Um e Dois, Santa Rita, Pindoba, Pau Ferro Um e Dois, Olho d’Água dos Monteiros, Olho d’Água da Serra, São Mateus, Cutia, Matinha entre outros. 

Segundo o coordenador da Subprefeitura, Augusto Filho, os principais serviços técnicos realizados no distrito buscam garantir a qualidade de vida dos moradores. “Nesta semana nós estamos realizando um serviço de cascalhamento e patrolamento em todas as estradas do povoado de São Mateus. Além disso, realizamos periodicamente a limpeza das estradas e abertura de pequenos açudes, principalmente pela questão do clima de seca característico dessa região”, ressaltou Augusto.

Entre os serviços oferecidos há também a postagem e recebimento de correspondências e encomendas para a população na Agência Comunitária dos Correios. O atendimento ocorre de segunda a sexta-feira, das 8h às 13h. Conforme dados do setor administrativo, a maioria das encomendas é referente ao recebimento de cartões de bancos. 

Beatriz Pacheco

A comunidade recebe também, todas as sextas-feiras, a visita das equipes itinerantes de assistência social, que fornecem atendimento e esclarecimentos para interessados no cadastro do Programa Nacional Bolsa Família, Benefício de Prestação Continuada (BPC) e emissão da carteira de idoso. Profissionais de medicina veterinária também visitam o local para atender as demandas dos produtores rurais da região. “Através da Subprefeitura, os moradores e produtores agendam a visita e não precisam se deslocar até a sede do município para receber a consulta com os seus animais”, afirma Beatriz Pacheco, responsável pelo setor administrativo e pela agência dos Correios.

A voz da comunidade

Jezuíno Almeida e Recísnio Cruz

Seu Jezuíno Almeida mora em Bate-pé desde a década de 1970, quando se casou e formou família. “Nunca mais quis ir embora”, relembra. Ele afirma que a Subprefeitura facilita sua mobilidade para não precisar se deslocar até a Zona Urbana. “Para nós foi uma maravilha ter a Subprefeitura aqui, porque antigamente a gente precisava ir até Conquista para resolver as coisas. Agora a gente não precisa se deslocar, então ficou bom demais”, disse. 

Já seu Recísnio Cruz da Silva tem 80 anos e nasceu no distrito. Para ele, a instalação do Posto Avançado de Atendimento ao Cidadão foi uma forma de desenvolvimento para a região. “Hoje eu vim aqui renovar o meu NIS (Número de Identificação Social), e graças a Deus a gente, que tem mais idade, não precisa ir até a cidade para resolver essas questões que podem ser feitas aqui mesmo”, diz. 

Para o fortalecimento da agricultura e a geração de emprego e renda aos produtores de Bate-pé, o Governo Municipal garante ainda a inscrição em projetos como o Garantia Safra, a emissão do Cadastro Nacional da Agricultura Familiar (CAF) e a entrega de mudas dos projetos Citrus do Futuro e Umbu Gigante. Para mais informações acerca dos serviços ofertados, a população pode entrar em contato com a Subprefeitura através do telefone (77) 98804-1670.