A Prefeitura de Vitória da Conquista anuncia o retorno do Suas na Comunidade, programa que levará serviços socioassistenciais à zona rural e aos condomínios residenciais do programa Minha Casa Minha Vida.

Criado em 2020, o Suas na Comunidade é um projeto do governo municipal com foco no enfrentamento às vulnerabilidades sociais agravadas pela pandemia da Covid-19.

Agora, em 2024, o Suas na Comunidade retorna como um programa, ampliando a capacidade de atendimento da rede socioassistencial e garantindo que os territórios que possuem grande extensão ou dispersão populacional, amplas áreas rurais, quilombolas, dentre outros, tenham as demandas socioassistenciais de suas famílias e indivíduos atendidas.

Todos os meses, a equipe da Secretaria de Desenvolvimento Social, juntamente com os órgãos públicos e privados que são parceiros do programa, irão até os condomínios residenciais e a zona rural para a realização dos atendimentos. A expectativa é que até dezembro de 2024 sejam realizadas mais de 40 ações comunitárias.

Desse modo, o Suas na Comunidade vai garantir um maior acesso aos serviços ofertados pelas Unidades de Atendimento Socioassistencial, fortalecendo o Suas como sistema público garantidor de acesso a direitos sociais e oportunizando o acesso a informações e orientações qualificadas acerca dos serviços, programas, projetos e benefícios socioassistenciais.

São parceiros do programa a Defensoria Pública da União, a Defensoria Pública do Estado da Bahia, a Faculdade Santo Agostinho (Fasa), Embasa e a Coelba. Em janeiro, o SUAS na Comunidade vai atender três distritos da zona rural de Vitória da Conquista: Bate-Pé, no dia 9; José Gonçalves, no dia 18, e Inhobim, no dia 23.

Até dezembro deste ano, serão realizadas ações nos bairros e loteamentos Airton Senna, Campinhos, Espírito Santo, Miro Cairo e Nova Cidade; nos condomínios residenciais Acácia, América Unida, Bela Vista I, Bela Vista II, Campo Verde, Das Rosas, Do Campo, Europa Unida, Flamboyant, Ipê, Jequitibá, Jacarandá, Lagoa Azul I, Lagoa Azul II, Lagoa Azul III, Margarida, Morada Imperial, Parque das Flores, Pau Brasil, Vila Sul, Vila Bonita e Vivendas da Serra; e na zona rural nos distritos de Bate Pé, Cabeceira do Jiboia, Cercadinho, Dantilândia, Iguá, Inhobim, José Gonçalves, Pradoso, São Sebastião, São João da Vitória (Batuque) e Veredinha.