Desenvolvimento Social
Postado em 3 de julho de 2025 as 15:05:00
A Prefeitura de Vitória da Conquista, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semdes), realiza a 9ª edição do programa Suas na Comunidade 2025, neste domingo (6). Desta vez, a ação será voltada aos moradores da comunidade quilombola do Boqueirão, no distrito de José Gonçalves. Os atendimentos serão realizados no campo de futebol da comunidade, das 9h às 13h.
Durante a ação, os moradores terão acesso facilitado a todos os serviços do Sistema Único de Assistência Social (Suas), de Habitação de Interesse Social, de Desenvolvimento Rural e da Ouvidoria Municipal, além de atendimentos da Defensoria Pública do Estado (DPE).
Organizado pela Semdes, o Suas na Comunidade é realizado em articulação com outras secretarias do Governo Municipal, a exemplo das Secretarias Municipais de Desenvolvimento Rural (SMDR), de Políticas para Mulheres (SMPM), de Serviços Públicos (Sesep) e da Ouvidoria Municipal. A realização do programa também conta com a parceria de outras entidades, como a Defensoria Pública da União (DPU), DPE e o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).
O Suas na Comunidade tem como objetivo ampliar o acesso da população de localidades mais afastadas do Centro da cidade ou com maior vulnerabilidade social aos serviços da assistência social, por meio de ações comunitárias realizadas nos condomínios residenciais do Programa Minha Casa, Minha Vida e também na Zona Rural de Vitória da Conquista.
Confira as ofertas da nona edição do Suas na Comunidade:
– Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (Paif) e Serviço de Proteção e Atendimento Especializado a Famílias e Indivíduos (Paefi);
– Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV);
– Primeira Infância no Suas (PIS);
– Atualização e inscrição no Cadastro Único;
– Bolsa Família;
– Benefício de Prestação Continuada (BPC);
– Passe Livre;
– Carteira da Pessoa Idosa;
– Emissão da ID Jovem;
– Orientações sobre o mercado de trabalho com o programa Acessuas Trabalho;
– Divulgação do Serviço em Família Acolhedora e das ofertas do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti);
– Informações sobre o programa Minha Casa, Minha Vida;
– Ouvidoria Municipal: elogios, críticas, sugestões e denúncias relacionadas aos serviços municipais;
– Emissão do Cadastro Nacional da Agricultura Familiar (CAF);
– Inscrição para o programa do milho destinado à ração animal;
– Certificado do Imóvel Rural (CCIR);
– Orientações sobre o Programa Citrus do Futuro, do Programa de Melhoramento Genético Bovino e programa Garantia Safra;
– Atendimentos da Defensoria Pública do Estado da Bahia (DPE): para acordos de divórcio e pensão; exames de DNA; retificação e segunda via de documentos;
– Área de lazer com brinquedos, pipoca e algodão doce para as crianças.