Famílias no primeiro dia da entrega das chaves

O sonho da casa própria está se tornando uma realidade cada vez mais frequente em Vitória da Conquista. A quantidade de unidades habitacionais contratadas pelo Governo Federal, por meio do Programa Minha Casa Minha Vida, chega a 13 mil, com quase 6 mil unidades entregues.

O padeiro Nailton Novaes é um dos novos beneficiários do Residencial Jequitibá. Ex-morador da Casa de Acolhimento, na qual viveu durante sete anos devido ao rompimento dos vínculos familiares, Nailton passou por uma mudança positiva no seu cotidiano – ele tem agora um novo endereço, a Casa 01 da Rua B do Residencial Jequitibá, no Miro Cairo.

Nailton Novaes: “É muito bom ter sua própria casa, saber que é sua.”

O jovem frequentou o Programa Conquista Criança de 2005 a 2010, no qual participou de oficinas de reciclagem, percussão e capoeira. Foi por meio do programa que Nailton foi encaminhando a um curso de qualificação em panificação, promovido pela Pastoral do Menor no ano de 2010. Com a qualificação, Nailton conseguiu seu primeiro emprego em uma panificadora, era o primeiro de seus sonhos se tornando realidade.

Persistente, Nailton continuou em busca de seus objetivos e, por meio da Casa de Acolhimento, se inscreveu no Programa Minha Casa Minha Vida e foi beneficiado com uma casa.Satisfeito pela conquista, ele fala sobre o sonho realizado: “É muito bom ter sua própria casa, saber que é sua. Agora tenho meus estudos, minha casa e vou continuar trabalhando”, revelou.

Eslange Souza, gerente do Conquista Criança

A gerente do Conquista Criança, Eslange Souza, revela a satisfação em saber que um ex-educando foi contemplado com o Programa Minha Casa Minha Vida. “Nailton, quando chegou aqui, tinha 12 anos de idade e participava de diversas oficinas do programa. Com isso, ele começou a construir sua autonomia, buscou se capacitar. Percebo que os resultados são muito satisfatórios. É muito gratificante saber que ele fez parte da nossa história e agora vai receber sua casa”, contou.

O Conquista Criança completou dezesseis anos de existência no último mês. O programa iniciou-se com 33 crianças e adolescentes que viviam em situação de rua e já beneficiou mais de 5 mil educandos.Atualmente, 425 crianças e adolescentes na faixa etária entre 6 e 18 anos incompletos são atendidos pelo Conquista Criança, com atividades pedagógicas, recreativas, esportivas e assistência clínica e odontológica. O serviço desenvolve ainda o acompanhamento familiar e escolar, com 193 famílias atendidas em 36 bairros do município, totalizando, até o mês de setembro 2.103 atendimentos individualizados aos educandos e à família.