Uma equipe da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), por meio da Vigilância Epidemiológica (Viep), esteve, no fim da tarde de ontem (3), em uma Instituição de Longa Permanência de Idosos (ILPI), após serem informados que parte dos idosos e da equipe de cuidadores está apresentando quadro de síndrome gripal.

Foram coletadas amostras de secreções nasais de 17 idosos e 10 profissionais do abrigo. Todos os testes foram negativados para Covid-19. Na manhã desta terça-feira (4), a equipe retornou ao Abrigo e fez uma nova coleta de amostras de alguns idosos, dessa vez para o exame laboratorial de detecção da Influenza, que será enviado para análise ao Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen), em Salvador.

Todos os pacientes estão sendo monitorados de perto pela equipe de saúde da Vigilância e recebendo assistência médica com o protocolo de manejo da gripe.

“Estamos diante de um cenário epidemiológico com a circulação simultânea dos vírus da Covid-19 e da Influenza A, os quais possuem o mesmo meio de transmissão. Portanto, reforçamos a importância de mantermos as medidas sanitárias para que possa interromper essa cadeia de transmissão, reforçando a orientação e obrigatoriedade do uso de máscaras corretamente e distanciamento social”, ressaltou a coordenadora de Vigilância Epidemiológica, Amanda Maria Lima.

Até a manhã desta terça-feira (4) já foram registrados no município nove casos positivos de Influenza, identificados por laboratórios privados.