Os diretores de 17 escolas estaduais de Vitória da Conquista participaram, na quarta-feira (15), de uma formação sobre a Vigilância da Covid-19 no ambiente escolar, articulada pela Coordenação de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde (SMS).

A parceria que já vinha sendo articulada entre a SMS e as escolas estaduais do município e o momento de formação veio para orientar os gestores dessas escolas. “A nossa intenção é padronizar e integrar os protocolos de segurança e prevenção da Covid-19 que já vêm sendo seguidos pelas escolas da Rede Municipal, orientando sobre direcionamento de condutas, observação e encaminhamento de casos suspeitos da doença que possam surgir na comunidade escolar”, explicou a coordenadora de Vigilância Epidemiológica, Amanda Maria Lima.

De acordo com o diretor do Núcleo Territorial de Educação (NTE) de Vitória da Conquista, Ricardo Costa, há mais de 40 dias do retorno das aulas na rede estadual, 50% dos alunos estão participando presencialmente todos os dias, o que representa em torno de 8 a 10 mil alunos do município. Nesse período, não houve expansão ou crescimento de casos, pois os protocolos que já haviam sido estabelecidos pelo Governo do Estado estão sendo mantidos com muita segurança e rigidez para evitar o crescimento de casos.

“A gente entende que essa articulação entre saúde e educação é fundamental para que a gente possa combater a pandemia, conscientizando os estudantes e professores dos cuidados que devemos ter e reproduzir isso nos seus espaços fora da escola. Estamos articulando ações em conjunto nesse objetivo maior que é da escola ser também um espaço de promoção da saúde”, ressaltou o diretor.

Além da formação com os diretores das escolas, também já estão sendo articuladas outras ações de promoção de saúde dentro do ambiente escolar para que o retorno continue sendo seguro.