O dia D de campanha do Novembro Azul foi realizado nesta sexta-feira (26) com o quadro de colaboradores da Empresa Municipal de Urbanização (Emurc), em uma grande ação feita em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), com diversos serviços para alertar sobre os cuidados preventivos contra o câncer de próstata.

Mais de 160 colaboradores e familiares participaram da programação que ofertou consultas com clínico geral, urologista, dermatologista, atendimento odontológico, coleta para exame de dosagem de PSA, palestras, orientações, aferição de pressão e glicemia.

O assistente administrativo da Emurc, Oséias Saraiva, de 54 anos, fez a coleta para o exame de PSA e afirmou a sua preocupação com a prevenção. “É preciso cuidar da saúde, estar sempre fazendo os exames, porque é bom pra nós mesmos. Já fiz esse exame do PSA antes, fiz de novo hoje e dependendo do resultado eu vou procurar um médico para fazer o exame de toque retal”, contou.

Oséias afirmou que regularmente tem feito os exames para rastreio do câncer de próstata

Quem também aproveitou os serviços de saúde foi o pedreiro José Teixeira, 48 anos, que aprovou a ação. “Tenho cuidado no dia a dia, minha esposa é agente de saúde e também me ajuda com isso. É importante ter isso aqui para a gente se cuidar, ainda mais a gente que é homem e não liga muito para essas coisas”, contou José.

O presidente da Emurc, Diêgo Gomes, explicou que quase 80% do quadro de funcionários são homens e a ação foi pensada para envolver esse público e também os familiares. “Essa ação é para mostrar mesmo o olhar da Emurc e da Administração Municipal com os funcionários que nós temos. A Emurc não é só obra. Se a gente trabalha debaixo de sol e chuva, precisamos também de um tempo para que nossos funcionários sejam vistos e sejam cuidados, e essa parceria com a SMS consolidou esse trabalho”, afirmou Diêgo.

A secretária e a subsecretária de saúde do município, respectivamente, Ramona Cerqueira e Kalilly Lemos, participaram da ação, parabenizando as equipes que estão empenhadas no objetivo de alcançar o público masculino durante este mês de campanha. “Essa parceria entre a nossa equipe de saúde e a Emurc já é forte e consolidada na missão maior que é de cuidar desse público que também fazem parte desse escopo de pessoas que trabalham em prol de Vitória da Conquista, fazendo com que ela seja cada dia mais uma cidade melhor de se viver”, finalizou a sub-secretária Kalilly em seu discurso.