Nesta sexta-feira (20), uma ação de saúde foi realizada na Unidade de Saúde do Capinal com o objetivo de avaliar o controle da Diabetes dos pacientes da região atendidos pelo serviço e que foram convocados pelos agentes de saúde que fazem a cobertura da área. Foram atendidos mais de 50 pacientes.

A ação foi organizada pela Equipe de Saúde da Família da unidade com apoio da equipe da Assistência Farmacêutica da Diretoria de Vigilância em Saúde. Os pacientes da área que convivem com Diabetes Melito foram orientados sobre o uso de medicamentos para controle da doença, fizeram avaliação da glicemia capilar, aferição da pressão arterial e o Teste de Hemoglobina Glicada com aparelho Point Of Care, que é um teste laboratorial remoto.

O farmacêutico da SMS, Pablo Maciel, ressaltou que o Teste de Hemoglobina Glicada com aparelho Point Of Care é uma grande inovação que tem sido utilizada pela rede municipal de saúde para avaliação do controle da Diabetes Melitos. “É uma tecnologia que reduz o tempo de espera pelo resultado em cinco minutos, realizado na própria unidade, facilitando o acesso ao exame, que é padrão ouro para avaliar o controle da doença, além de ampliar as estratégias de cuidado para as equipes de Saúde. Sem contar que reduz os custos para os pacientes”, explicou o profissional.

Os pacientes atendidos na ação que estavam com Hipertensão e/ou Diabetes não controlados foram encaminhados para avaliação com o médico da equipe, a fim de que sejam feitas as intervenções necessárias para o controle da doença.