Notícias
Postado em 23 de maio de 2025 as 18:09:29
A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) tem intensificado as ações de vacinação com o objetivo de ampliar a adesão da população às campanhas contra a gripe (influenza) e HPV. Nesta sexta-feira (23), a equipe da Coordenação Municipal de Imunização esteve no Shopping Conquista Sul, das 10h às 16h, e garantiu a imunização de cerca de 300 pessoas.
A enfermeira Letícia Lima alertou para a baixa cobertura vacinal contra o HPV entre adolescentes de 15 a 19 anos e destacou a busca ativa pelos jovens que ainda não iniciaram o esquema de imunização. “Estamos levando a vacina a todos os locais onde realizamos ações”, afirmou. Ela também ressaltou o desempenho positivo da cidade na vacinação contra a gripe, com mais de 38.368 doses aplicadas até o momento.
Segundo Letícia, a imunização é ainda mais importante neste período do ano, pois o inverno que se aproxima deve ser rigoroso. “Com o frio, as pessoas tendem a se aglomerar em ambientes fechados, o que facilita a propagação do vírus”, explicou.
A vacina contra o HPV protege contra vários tipos de câncer, como o de colo do útero, pênis e ânus, além de prevenir verrugas genitais. Já a campanha nacional contra a influenza imuniza a população contra as cepas dos vírus H1N1, H3N2 e B/linhagem Victoria.
Prevenção
- Margarida Fernandes e Heitor Fernandes
- Lorenzo Franco
A biomédica Margarida Fernandes, moradora do bairro Candeias, levou seu filho Heitor, de 9 anos, para se vacinar contra a gripe. “É uma forma de prevenir as formas mais graves da doença, especialmente com a incidência dos casos. Precisamos reforçar o sistema imunológico e manter a caderneta de vacinação atualizada”, disse.
O estudante Lorenzo Franco, de 18 anos, residente no bairro Boa Vista, também aproveitou a ação. “Estava passando pelo shopping, vi o ponto de vacinação e decidi tomar a vacina. Ela previne doenças”.
Desde a última terça-feira (20), a vacina contra a Influenza (gripe) está disponível não apenas para os grupos prioritários, que já atingiram uma cobertura vacinal de 31,14%, com 31,51% entre idosos, 31,49% em crianças e 23,06% em gestantes, mas também para toda a população com mais de seis meses de idade nas unidades de saúde da cidade.
Para garantir o cumprimento da meta, além da oferta de vacina nas 46 unidades das zonas Urbana e Rural do município, a Prefeitura de Vitória da Conquista, por meio da Coordenação de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde, tem visitado pontos estratégicos para levar a vacina contra a gripe, a exemplo de escolas, empresas de ônibus do transporte coletivo, instituições de longa permanência para idosos, presídio, shoppings, entre outros.