Notícias
Postado em 17 de novembro de 2023 as 13:15:27
Neste mês, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) também está mobilizada no Novembro Diabetes Azul, uma campanha mundial em prol da conscientização sobre a diabetes, a prevenção da doença e suas complicações, além do foco no rastreio e no tratamento multidisciplinar.
Com esse intuito, a eMulti (Equipe Multiprofissional da Atenção Básica) e a coordenação da área técnica de saúde do adulto e do idoso da SMS, promoveram na manhã desta sexta-feira (17), uma ação na Academia da Saúde do bairro Brasil, aberto para toda a comunidade. Foram ofertados serviços de abordagem multiprofissional, com atendimento médico e odontológico, exame de hemoglobina glicada, aferição de glicemia e pressão arterial, avaliação antropométrica e orientações nutricionais.
Eva Oliveira, de 61 anos, moradora do Santa Cruz, saiu de casa para ir pagar uma conta quando viu a movimentação na academia e resolveu entrar. “Vi que tinha muitos serviços, me ofereceram e eu gostei muito. Já tinha feito antes o exame de glicada que deu pré-diabetes, aí eu já comecei a melhorar a alimentação, fazer caminhada, fiz o exame hoje de novo e já diminuiu um pouquinho, mas eu quero melhorar ainda mais minha saúde”, contou Eva.
Já Vitória Prado, 60 anos, moradora bairro Brasil, é diabética e tem se comprometido com o controle da doença. Ela soube da ação na Academia da Saúde por uma vizinha e aprovou: “Excelente! Gostei muito, ainda mais que eu sou diabética e tenho pressão alta, sempre que tem uns eventos desse é bom para a gente saber como anda a nossa saúde, acompanhar direitinho”, afirmou Vitória.
O farmacêutico do eMulti, Rodrigo Damascena, explicou que a diabetes é uma doença que, se não tratada adequadamente, pode causar muitas complicações, como problemas renais, cegueira, amputações de membros e problemas cardiovasculares. “A gente precisa de um cuidado que seja contínuo para esses pacientes, em três pilares fundamentais: a alimentação, atividade física e ao uso correto de medicamentos. Claro, que agregado a tudo isso o acompanhamento multiprofissional”, afirmou Rodrigo.
Além do trabalho que é desenvolvidos pelas equipes de saúde da família nos postos de saúde, a eMulti também se une nesse cuidado contínuo aos pacientes diabéticos, com ações que incluem atendimentos individuais, em grupo, orientações e visitas domiciliares. “O eMulti vem no sentido de ampliar essas ações, que vão desde o diagnóstico da doença até o acompanhamento desses pacientes ao longo da vida, visando um melhor controle da doença e mais qualidade de vida para as pessoas que vivem com diabetes”, complementou.