Notícia Destaque
Postado em 21 de maio de 2024 as 15:47:02
A Campanha de Vacinação contra a gripe já está entrando na reta final e todas as pessoas acima de 6 meses de idade ainda podem procurar as unidades de saúde para se vacinarem, antes da chegada do inverno, que costuma aumentar a circulação e transmissão dos vírus respiratórios.
Só neste ano, segundo o boletim emitido pela Vigilância Epidemiológica, o município já registrou 7.496 notificações para Síndrome Gripal (SG), incluindo as Síndromes Respiratórias Aguda Grave (SRAG). Desse total, 5,7% dos pacientes com quadro de SG/SRAG foram confirmados para a Covid-19 e 1,16% deles evoluiu para óbito. Nos demais casos notificados, não foi possível identificar o agente causador da Síndrome Gripal.
Desde o início da campanha de vacinação, em 18 de março até o momento, já foram aplicadas 49.775 doses do imunizante na população. Desse total, foram vacinados 17.814 idosos e 9.956 crianças, equivalente a uma cobertura vacinal de 35,19% dos grupos-alvo de maior vulnerabilidade, incluídos na primeira fase da campanha.
“Neste ano, a vacinação foi antecipada pelo Ministério da Saúde, justamente para reforçar a imunidade e proteção, principalmente das nossas crianças e idosos, antes da chegada do inverno, porque é uma época que geralmente ocorre um aumento da circulação dos vírus respiratórios. Então a vacina está aí disponível para quem desejar, em todos os postos de saúde, até a próxima semana”, afirmou a coordenadora de Imunização do município, Mariana Fernandes.
VACINE-SE!
A identificação do vírus influenza ocorre durante todo o ano no Brasil, com a transmissão aumentando rapidamente nas estações mais frias. Os casos podem variar de quadros leves a graves e levar também a óbito. É uma infecção respiratória aguda causada pelos tipos A, B, C e D, sendo os vírus A e B responsáveis pela epidemias sazonais. Por isso, a vacina é atualizada anualmente e quem se vacinou no ano passado também deve garantir a imunização contra a influenza neste ano para se proteger das variantes e subvariantes atuais, além das passadas.
Para quem ainda não se vacinou, basta procurar a unidade de saúde mais próxima de casa, dentro do horário de funcionamento da sala de vacina, para garantir sua dose nesses últimos dias de campanha.
A vacinação nas unidades de saúde Solange Hortélio, Nova Cidade, Morada dos Pássaros e João Melo, que estavam funcionando no modelo sentinela, já foi retomada nesta terça-feira (21).
Para se vacinar na unidade de saúde, basta apresentar um documento com CPF e cartão de vacina. As crianças que vão receber o imunizante pela primeira vez deverão tomar duas doses, com intervalo de 30 dias.