Na última semana, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) fez um mutirão e mais de 600 pacientes diabéticos cadastrados no Programa de Automonitoramento da Glicemia Capilar receberam um novo aparelho para medir a glicemia, juntamente com as novas tiras e lancetas especificas para o uso nesse aparelho.

Ocorre que alguns pacientes fizeram o uso de outro tipo de tira, diferente das entregues pela SMS, o que acabou danificando o novo glicosímetro, que imediatamente trava a tira e deixa de funcionar. Nesse caso, não poderá ser feita a substituição do aparelho por mau uso.

Os pacientes foram orientados sobre o uso correto do aparelho para evitar qualquer dano

A coordenadora de Assistência Farmacêutica, Halanna Ferraz, destacou que, no mutirão, todos os pacientes e acompanhantes passaram por treinamento de cerca de 20 minutos, assinaram o termo de responsabilidade sobre o novo glicosímetro e fizeram junto com a equipe o teste com o aparelho para que aprendessem a utilizá-lo da forma correta. “Nós recolhemos o aparelho antigo e as tiras, entregamos o novo glicosímetro e os pacientes foram orientados a não utilizarem nenhuma tira de outro tipo de aparelho no atual. Se o paciente utilizar outro tipo de tira no aparelho e danificá-lo, não podemos fazer a troca”, afirmou Halanna.

O aparelho só poderá ser substituído se houver algum defeito de fábrica, que será tratado diretamente com o fornecedor para que a troca possa ser feita.

Para facilitar o acesso à informação, no caso de ainda ter restado alguma dúvida, mesmo após o treinamento, os pacientes podem e devem procurar as Farmácias da Família do município para serem auxiliados. Um vídeo também foi disponibilizado e ensina o passo a passo do uso do novo glicosímetro. Assista abaixo: