Educação
Postado em 17 de junho de 2025 as 13:12:51
A Secretaria Municipal de Educação (Smed) promoveu, nesta segunda (16) e terça-feira (17), no Centro Municipal de Formação Educacional Professor Raymundo Vianna, a segunda etapa da formação do Programa Educar Pra Valer (EPV), com os coordenadores pedagógicos da Rede Municipal de Ensino.
O tema da formação: “Mediação do progresso das aprendizagens e a eficácia das ações implementadas” foi ministrado pela representante do EPV, Emanuela Freitas, e marcou o término do período formativo iniciado na semana passada com os professores do 2º e do 5º ano, e diretores das unidades de ensino. Durante a abordagem, foi realizada uma análise dos resultados das avaliações e elaborações de estratégias e intervenções pedagógicas para o avanço da aprendizagem.
- Emanuela
- Séfora
- Graciane
Para a articuladora do EPV, do Núcleo Pedagógico da Smed, Séfora Barros, a formação foi uma oportunidade única de aprendizado. “Todo momento formativo é sempre muito rico. Momento de repensarmos as estratégias rumo à nossa meta prioritária, que é alcançar todos os nossos alunos da rede municipal com esses parceiros do EPV, que estão sempre ombreando os nossos processos. Acho que final de semestre é o momento muito potente de pactuação desses resultados e de garantia das aprendizagens dos nossos alunos e alunas”, declarou.
A coordenadora Pedagógica da Escola Municipal Batista Peniel, Graciane de Almeida Pinto, ressaltou a necessidade das formações para integrar as propostas da Smed para formação da equipe de apoio, nos sistemas de educação das escolas e que todos os profissionais falem a mesma linguagem em torno da educação.
- Atividade de acolhimento com os coordenadores
- Formação com os diretores na sexta (13)
- Formação com professores do 2º ano foi na quinta (12), na Unex