Educação
Postado em 27 de maio de 2025 as 12:33:22
A Secretaria Municipal de Educação (Smed), por meio do Núcleo de Monitoramento e Prevenção da Violência nas Escolas (NPMV), realizou nesta terça-feira (27), uma palestra sobre o 18 de maio – Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. O evento aconteceu na Escola Municipalizada Carlos Santana e teve como público alvo, alunos do 8º ao 9º ano da extensão Boock.
A psicopedagoga Cleire Ribeiro Alves e a psicóloga Cléa Lopes representaram o Núcleo. A palestra iniciou com uma abordagem sobre o 18 de maio e o porquê da data, ao apresentar a história de Araceli Cabrera Sanchez Crespo. Na oportunidade, os estudantes foram instruídos sobre o que cada um pode fazer para se prevenir da violência sexual, a quais sinais e indícios eles precisam estar atentos e, principalmente, como denunciar os abusadores, buscar as autoridades ou mesmo uma pessoa adulta, em que eles confiam, para relatar quando alguma coisa neste sentido estiver acontecendo.
- Cleire
- Damazilde
- Elizabete
A diretora Damazilde Oliveira Silva disse que este mês a escola está com a campanha sobre o abuso e a violência sexual contra crianças e adolescentes. “É um tema muito importante para ser trabalhado entre os adolescentes, que é o nosso público. Estamos trazendo várias ações, conhecimentos, atividades que os professores estão desenvolvendo em sala de aula. Tivemos a visita ontem do Cras com a palestra para as turmas do 6º e do 7º ano, e hoje com a palestra para os alunos do 8º e 9º com o pessoal do NPMV da Smed”.
A aluna do 8º ano, turma da A, Elizabete Santana de Brito, considerou o tema importante. “Eu acredito que falar sobre isso é uma forma de nos conscientizarmos sobre a gravidade da situação. Pode tocar algumas pessoas de certa forma e transformar vidas”.