A Secretaria Municipal de Educação (Smed), por meio da Coordenação de Educação Especial Inclusiva do Núcleo Pedagógico, realizou na tarde da última sexta-feira (16), a Oficina de Atividades e Jogos Sensoriais com professores das Salas de Recursos Multifuncionais (SRMs). O evento aconteceu no espaço de literatura infantil da Biblioteca Municipal Jose de Sá Nunes.

Segundo a coordenadora da equipe, Mara Viana França, as oficinas pedagógicas têm como objetivo subsidiar o desenvolvimento do trabalho nas Salas de Recursos, fomentando a troca de experiências, bem como a sugestão e confecção de materiais adaptados que poderão auxiliar na estimulação sensorial dos alunos com deficiência.

Para o Professor Alisson Sá, no momento em que a inclusão escolar é cada vez mais debatida e exigida, a formação dos professores da Educação Básica torna-se fundamental para garantir uma educação de qualidade para todos. Ele destacou a relevância da formação continuada e dos investimentos na capacitação docente para promover uma escola verdadeiramente inclusiva.

Alisson afirmou que “a formação em Educação Especial é essencial porque garante que os professores estejam preparados para lidar com a diversidade presente em sala de aula. A inclusão de alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento ou altas habilidades não pode ser feita apenas com boa vontade. É necessário conhecimento técnico, sensibilidade pedagógica e estratégias específicas para atender cada estudante de forma digna e eficiente”.