Educação
Postado em 9 de junho de 2025 as 12:27:13
- Formação em Língua Portuguesa
- Formação em Matemática
Com o objetivo de atender às demandas pedagógicas específicas das classes dos Anos Iniciais da Rede Municipal de Ensino, a Secretaria Municipal de Educação (Smed), através do Núcleo Pedagógico, iniciou o ciclo de encontros formativos do mês de junho com o grupo de professores do 5° Ano, que teve a honra de inaugurar, de fato, o Centro Municipal de Formação Educacional Professor Raymundo Vianna. Esta foi a segunda formação ministrada pela Equipe do Educar Pra Valer (EPV).
A professora Formadora do EPV em Língua Portuguesa, Tatá Mendes, trabalhou as competências de Língua Portuguesa, as habilidades da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e da matriz do Saeb de 2018. “Estamos trazendo as habilidades mais básicas para serem consolidadas no 5º ano, com foco nas de pontuação, para leitura, escrita, compreensão textual e os recursos gráficos para que os alunos tenham bom desempenho em questão de leitura de imagens”.
Sobre o novo espaço, Tatá disse que a cidade está de parabéns com relação a este ganho para a educação. “Um espaço formativo evidenciando a importância da formação continuada e em serviço para os professores.
O professor Formador em Matemática do EPV, Clayton Bento focou na temática de fração e na progressão das habilidades, de forma a tornar isso significativo para os professores e também para os alunos, para que a proficiência e o desempenho sejam cada vez mais avançados e com mais desafios. Ele também destacou a importância do novo espaço para formação. “É bonito, amplo e vamos ocupar. Estrutura magnífica. Está de parabéns o município, a rede, a secretaria e agora é ocupar mesmo, deixar a cara de Vitória da Conquista”, disse.
- Tatá Mendes
- Clayton
- Adelaide
- Geovânia
Segundo a coordenadora Pedagógica, Adelaide Lourdes Andrade Freire Santos, o evento formativo foi materializado pela abordagem em Língua Portuguesa, do tema: “A compreensão do sentido e outras notações na construção dos textos escritos, na entonação da leitura e o seu uso na escrita”, e, em Matemática, acerca do “Estudo teórico e prático com exploração de estratégias para o ensino de Frações para o 5° Ano”. “Duas temáticas relevantes, pois agregam muito ao fazer pedagógico dos docentes que atuam nos Anos Iniciais”.
A professora do 5º ano na disciplina de Língua Portuguesa da Escola Municipal Rui Barbosa, Geovânia Santos Tavares, afirmou que é importante participar da formação, porque é o momento de renovar os conhecimentos, aprender com o dos outros, compartilhar. “Temos o momento de dividir as dificuldades e conhecer um caminho novo para podermos trilhar e alcançar o objetivo corretivo, que é ajudar nossos alunos a aprender com mais facilidade”.