A Secretaria Municipal de Educação (Smed), em parceria com o Programa Educar Pra Valer, promoveu, ontem (17), formação com os coordenadores pedagógicos sobre a prática do professor em sala de aula. O encontro finalizou a etapa que começou na semana passada, com os professores do 1º ao 5º ano.

Professora do Programa Educar Pra Valer, Fernanda Moura destacou que o coordenador pedagógico tem um importante papel formativo dentro das escolas. “Por isso que se faz necessário que esse coordenador que está ali junto com os professores conheça, por exemplo, o material utilizado pelo professor, bem como objetivo a intencionalidade de cada um, que se aproprie da rotina de sala de aula para ajudar os professores”.

No encontro, também foi realizada uma reflexão sobre os aspectos da rotina, testes e avaliação de leitura e avaliação da aprendizagem no aspecto geral. “Tudo para que o coordenador pedagógico possa dar suporte aos professores para que assim consigamos o nosso objetivo maior que é a aprendizagem dos alunos”, disse Fernanda

Segundo a coordenadora do Núcleo Pedagógico da Smed, Cleia Jeane Lopes, essa formação vale para entrosar a equipe que atua na escola ensinando os alunos. “Semana passada, fizemos formação do Educar pra Valer com os professores do primeiro ao quinto ano. Hoje, nós estamos realizando a formação com os coordenadores justamente para ter essa segurança, para que haja entrosamento dos professores com os coordenadores. Que eles interajam entre si sobre o que foi passado nas formações, facilitando e favorecendo o aprendizado dos alunos”.

O coordenador Pedagógico do Círculo Escolar Integrado (CEI) de Dantelândia, Paulo Lélis, falou da importância da formação para os coordenadores da rede. “Entramos aqui buscando base, cada vez mais estruturando enquanto profissional da educação para saber lidar com os professores, estruturar, orientar os professores em relação a lidar com o projeto, a preparar os alunos e com isso lidar com a facilidade em trabalhar as dificuldades de aprendizagem, bem como facilitar o manejo de aprender na sala de aula por conta deste projeto que é de grande importância para a rede do município”, salientou.